Policiais militares do Ceará são alvos de operação por envolvimento em organização criminosa

Como parte da 3ª fase da Operação Gênesis, mobilização ocorreu em Fortaleza e em Caucaia

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br
operação gênesis contra policiais militares
Legenda: Equipes da PM e da Polícia Civil cumpriram os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão
Foto: Divulgação/PMCE

Uma organização criminosa formada por integrantes de facções e policiais militares do Ceará foi alvo da 3ª fase da Operação Gênesis, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27), pelo Ministério Público (MPCE).

Foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra membros de grupos criminosos (8 já detidos no sistema penitenciário estadual) e 5 contra PMs em Fortaleza e em Caucaia, na Região Metropolitana. 

A facção da qual fazem parte os 26 suspeitos têm atuação em todo o território nacional. Especificamente no Ceará, no entanto, a organização se juntou a um grupo criminoso de menor parte para fortalecer o tráfico de drogas no tráfico de drogas no bairro Bom Jardim e adjacências.

Além do comércio de entorpecentes, os suspeitos são apontados ainda pela execução de homicídios, lesões corporais, ameaças, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, entre outros. 

O envolvimento dos policiais militares era dar suporte ao esquema e omitir crimes em troca de vantagens financeiras. Os agentes de segurança retiravam qualquer obstáculo das atividades ilícitas para livrar os criminosos.

Veja também

As informações fazem parte de uma investigação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do MPCE, e a Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Coin).

Em nota, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) afirma que "determinou a instauração imediata dos competentes procedimentos disciplinares em desfavor dos policiais envolvidos na Operação Gênesis e já solicitou ao MPCE e à Secretária da Segurança Pública o compartilhamento das provas".

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados