PF deflagra operação contra fraude em licitações e desvio de recursos públicos no Ceará

As investigações tiveram início após desdobramento de um inquérito policial instaurado para apurar compras de votos no 1º turno das eleições de 2012

Escrito por Redação ,

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Res Publica, que investiga 25 contratações fraudulentas com o dinheiro de verbas federais destinado as áreas da saúde e educação nos municípios de Apuiarés e Pentecoste

Segundo a PF, dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, foram cumpridos nas sedes das prefeituras. Em nota, a Prefeitura de Pentecoste informou que a entrega de toda a documentação solicitada pela Justiça foi realizada e que não possuí "nada a ocultar".

As investigações tiveram início após levantamentos de um inquérito policial para apurar compra de votos no primeiro turno das eleções municipais de 2012.

Neste ano, a polícia prendeu em flagrante um homem que saía da residência do então prefeito de Apuiarés com a quantia de mais de R$ 7 mil, além de diversos documentos, pen drive e uma etiqueta da Caixa Econômica Federal indicando o valor de R$ 100 mil.

O material apreendido com o suspeito foi analisado e possuía um vasto acervo relacionado a licitações públicas. Nas investigações a polícia identificou uma série de empresas que não demostrava possuir a capacidade técnica para operarções que foram contratadas, podendo ser consideradas empresas "de fachada".

Os suspeitos devem respondem pelo crimes de fraude a licitação pública e de responsabilidade por gestor municipal. 

O Diário do Nordeste entrou em contato com a prefeitura do município de Apuiarés para um posionamento sobre o assunto e, até a última atualização desta matéria, não obteve resposta. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados