Santuário homenageará Nossa Senhora de Fátima
Jully Jeanne
Especial para o Regional
O artista cearense Francisco Barbosa de Oliveira, conhecido como Franzé D`Aurora, está dando forma a mais uma obra religiosa no Ceará. Dessa vez, o município de Novo Oriente ganhará um santuário em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. Previsto para ser concluído no dia 24 de dezembro, o santuário promete ser a grande atração das festa de final de ano no município.
De um dos pontos mais altos de Novo Oriente, à cerca de 2km do Centro da cidade, começa a despontar um santuário de cunho regional. É que o artista resolveu adaptar a aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, à realidade cearense. Em vez de aparecer em cima de um pé de azenha, explica Franzé, a santa surgirá em cima de um juazeiro, árvore tipicamente nordestina e que, apesar do clima semi-árido, permanece viva em meio à estiagem. “O juazeiro representa muito bem a espiritualidade do nordestino”, ressalta Franzé. O escultor afirma que a árvore representa vida, ressurreição e esperança.
O santuário está sendo confeccionado artesanalmente. “O trabalho é todo feito à mão. Utilizamos o cimento, para dar a impressão de que a obra é de taipa, um material de construção das casas mais humildes do Brasil”, frisa. Além da Nossa Senhora de Fátima, a obra será composta também pelas esculturas dos três pastorinhos, as crianças que presenciaram a aparição da Santa e, por trás da imagem de Nossa Senhora, o artista reserva mais uma grande surpresa: será pintado um painel que reproduzirá a vista de Novo Oriente do local onde está sendo construído o santuário. “O painel funcionará como um espelho, que irá refletir as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima aos moradores da cidade”, revela.
As obras do santuário foram iniciadas em junho deste ano. Segundo Franzé D`Aurora, o santuário está sendo construído com ajuda de doações da comunidade católica do município.“Os fieis estão contribuindo a partir dos apelos feitos nas missas celebradas pelo pároco da cidade, Donizete Bento”, afirma o escultor. Ele acrescenta que a Prefeitura de Novo Oriente também está auxiliando. “O prefeito cedeu os operários”, disse.
CARIDADE- Franzé D`Aurora também foi o escultor da estátua inacabada, sem cabeça, de Santo Antônio, no município de Caridade. Atualmente, segundo o artista, o corpo da estátua se encontra deteriorado. O menino do santo, o terço e os andaimes da obra foram roubados. Franzé revela que, há cerca de um mês, foi convidado, junto a uma equipe de técnicos, para avaliar a situação da estátua. “O prefeito Acelino Tavares Filho tem demonstrado interesse em retomar a construção da escultura, mas ainda não há nada formalizado”, revela.
A obra teve início em 1992 e, na época, por conta da falta de recursos, não foi finaliza e a cabeça do santo foi colocada à cerca de 3 km do corpo, que está fincado no alto de um morro da cidade. Desde então, o santo Antônio sem cabeça gerou uma grande polêmica em Caridade. A população considera um sacrilégio a estátua do padroeiro da cidade permanecer sem cabeça. O caso já foi parar até na Justiça.
Mas Franzé garante que o santo sem cabeça não é um desrespeito aos fiéis, mas sim uma manifestação artística. “Fiz aquilo em forma de protesto. Fiquei revoltado por não ter como terminar a escultura e acabei colocando a cabeça separada do corpo para expressar meu sentimento de frustração”, justifica.
ARTISTA — Francisco Barbosa de Oliveira é escultor desde 1969. Além do Ceará, o artista tem obras espalhadas por vários estados do Brasil, como Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Se auto-denomina um artista itinerante. “Viajo por todo o Brasil”.