Raio atinge campo de futebol e deixa jogadores feridos em Santa Quitéria

Três atletas foram socorridos para o Hospital Regional de Varjota e transferidos para a Santa Casa de Sobral, onde passaram por exames.

Escrito por Lena Sena ,
Legenda: Atletas do time Nacional de São Domingos ficaram feridos por causa da descarga elétrica causada pelo raio.
Foto: Foto: Arquivo pessoal

Um raio atingiu um campo e deixou jogadores de um time de futebol amador feridos na localidade de São Domingos, próximo ao distrito de Sangradouro, em Santa Quitéria, no fim da tarde desta sexta-feira (9).

Segundo o agricultor Elton Mendonça Borges, 35, jogador do time Nacional de São Domingos, por volta das 17h30min os atletas entraram no campo para o treino do time. Após três minutos do início da partida, um raio atingiu o local e todos os jogadores caíram no chão. “Fiquei conversando com uns colegas fora do campo e de repente só vi aquela tira de fogo passando e todo mundo caindo no chão. Pensei que todo mundo tivesse morrido, foi horrível”, relata. 

Conforme o agricultor, não chovia no momento que o raio caiu no local, porém o céu estava encoberto por nuvens.

Após a descarga elétrica atingir o local, Elton correu em direção ao campo a procura do filho, que também é um dos jogadores do time. “Encontrei ele atordoado, comecei a massagear o peito e aos poucos ele foi voltando ao normal”.

De acordo com Hélio Ximenes, atleta do time Cruzeiro da Areia, que jogava em um campo próximo do local onde o raio caiu, ele e os companheiros de equipe também sentiram o impacto da descarga elétrica e caíram no chão, mas nenhum jogador precisou ser socorrido. “No nosso campo a descarga foi mais fraca, porém derrubou todo mundo no chão. Foi um momento de terror”, afirma.

O adolescente Iarley Ximenes Mendonça, 14, filho de Elton, está entre os atletas que ficaram mais feridos. Conforme Elton Mendonça, o jovem ficou com parte do corpo dormente, a vista embaçada e um dos olhos roxo. O atleta identificado apenas como Aglailton ficou sem conseguir enxergar e Ronaldo, que seria o presidente do time, chegou a desmaiar no local e quando se recuperou relatou dores de cabeça.

Os três foram socorridos para o Hospital Regional de Varjota e de lá foram transferidos para a Santa Casa de Sobral, onde passaram por exames e foram liberados na noite de sexta-feira. Os demais jogadores que estavam no campo ficaram desorientados, porém conseguiram se recuperar após alguns minutos e não foram levados para o hospital.

Legenda: O adolescente Iarley Ximenes ficou desorientado e com parte do olho roxo após o raio atingir o campo onde ele jogava futebol.
Foto: Foto: Arquivo pessoal