Produção de sandálias pode ser retomada

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Juazeiro do Norte (Sucursal) - O empresário José Tavares Lopes, mais conhecido como Dedé Tavares, anunciou a pretensão de voltar a produzir calçados no galpão da Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC).

Ele lembra que, durante o período de um ano, chegou a manter a produção de uma linha de sandálias japonesas na penitenciária. A paralisação foi motivada, segundo disse, em virtude da retirada da linha, mas pretende retornar num prazo de 30 dias dependendo dos estudos que estão sendo feitos.

Com cerca de 600 operários, Dedé Tavares constitui-se num dos maiores empregadores deste município à frente do Grupo BOPIL do qual é presidente. Neste sábado, dia 31, ele será o primeiro empresário do interior a receber a Medalha do Mérito Industrial outorgada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

´Para mim vai ser uma grande honra receber a mesma medalha que já foi entregue a outros grandes empresários cearenses´, disse citando como exemplos Edson Queiroz, José Macedo, Yolanda Queiroz e Tasso Jereissati.

Motivado pelo turismo religioso de massa, Juazeiro do Norte possui características eminentemente comerciais, cujo polo é o maior gerador de empregos no município seguido pela indústria. Dedé Tavares admite crescimento no parque industrial de Juazeiro, mas avisou que poderia ser bem maior. Ao participar de debate na Rádio Verde Vale AM sobre o comportamento do setor, o empresário juazeirense fez uma conclamação aos comerciantes no sentido de investirem mais no campo industrial ´para reforçar o nosso parque fabril´.

Na opinião de Dedé Tavares, ´muitos se acomodaram e estão sem coragem de trilhar novos rumos preferindo adotar o ramo imobiliário para viver da indústria do aluguel´.

Ele cita a disponibilização de linhas de financiamento por parte das instituições financeiras oficiais, que podem viabilizar novos investimentos para gerar emprego e renda no município.

Atualmente, o empresário se dedica também ao ramo agropecuário com três fazendas no estado do Pará as quais abastecem mercados como Fortaleza, João Pessoa (PB) e Natal (RN) com carne bovina.