Prefeitura notifica circo em Granja após repercussão de vídeo com apresentação de cachorro

Proprietários do estabelecimento pediram desculpas e se comprometeram a não usar mais o animal nos espetáculos

Escrito por Redação ,

Após a repercussão de um vídeo em que um cachorro aparece se apresentando em circo na cidade de Granja, no interior do Ceará, a Prefeitura do Município notificou o estabelecimento. Uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no local no último sábado (11) e examinou o animal.

Veja também

Segundo nota da Prefeitura, a Associação São Francisco também esteve presente durante a visita e explicou sobre fatos de defesa e proteção dos animais.

Circo
Legenda: Prefeitura de Granja notifica circo após repercussão de vídeo com apresentação de cachorro
Foto: Reprodução

Ainda conforme a pasta, a dona do circo "alegou que não sabia das leis que envolvem proteção dos animais, pediu desculpas a toda a população que se sentiu incomodada e garantiu que não irá mais colocar o número nos próximos espetáculos".

A equipe liderada pela médica veterinária Amanda Correia, ainda conforme a Prefeitura de Granja, examinou os animais do circo e foi constatado que eles são bem tratados.

Cachorro examinado
Legenda: O cachorro que aparece no vídeo e outros animais foram examinados pela equipe veterinária da prefeitura e passam bem
Foto: Divulgação Prefeitura de Granja

Segundo o deputado federal Célio Studart (PV), que denunciou o caso em suas redes sociais, a dona do circo assinou um termo de responsabilidade junto a ele, comprometendo-se a não utilizar mais o cachorro nos espetáculos. 

Apresentação

O vídeo com a apresentação do cachorro viralizou nas redes sociais e chamou atenção de representantes de defesa dos direitos dos animais. 

Nas imagens, o cachorro aparece andando em uma escada de corda suspensa em uma altura elevada. No fim do percurso, ele pula em um pano segurado por dois funcionários do circo.

O que diz a lei

No Ceará, a prática é considerada maus-tratos, conforme a Política Estadual de Proteção Animal no Ceará (Lei 17.729/2021).

Sancionada em 25 de outubro deste ano, a legislação classifica dessa forma a utilização de animais em apresentações artísticas, circenses, ou qualquer outra atividade que coloque em risco a integridade física, sanitária, comportamental e psicológica desses animais.

Assuntos Relacionados