Pedalinho é atração em Morada Nova

Escrito por Redação ,
Legenda: A lagoa, localizada no Centro da cidade, já passou a ser uma referência de lazer para a comunidade local e cidades vizinhas
Foto: FOTO: ELLEN FREITAS

Russas. A cidade de Morada Nova, distante 168 km da capital cearense, é conhecida por ser a terra do vaqueiro e por sediar grandes eventos deste esporte e de festas religiosas. Quem visita o município de mais de 62 mil habitantes também fica encantado com a receptividade do povo e aproveita alguns atrativos de lazer, como bares e restaurantes. Morada Nova tem como principal cartão postal a Lagoa da Salinas, que é o principal ponto para quem pratica caminhada no fim da tarde.

A Lagoa, localizada no centro da cidade, é imprópria para banho, mas o entorno oferece uma boa opção de caminhada no início da manhã e uma bela vista do pôr-do-sol no fim da tarde. Foi impressionado com o visual que o comerciante Marcos Colares, natural de Icó e residente há oito ano no município, resolver empreender e montar um passeio de pedalinho no principal cartão postal da cidade.

Atrativo

"A ideia eu tive há mais de quatro anos, quando vi isso aqui e imaginei que seria bom colocar aqui um passeio de pedalinho, para o pessoal aproveitar a beleza que a lagoa oferece", relembra. Para tanto ele precisou investir em dois equipamentos (pedalinhos) que não são fabricados no Nordeste, apenas nas regiões sul e sudeste.

"Ai eu vendi uma moto que eu tinha e investi nos pedalinhos. Comprei eles pela internet, passeis várias noites sem dormir achando que eles não iam chegar", conta. O comerciante disse que investiu cerca de R$ 9 mil, sendo que o preço o frete foi o mesmo valor dos equipamentos.

Os pedalinhos começaram a funcionar na lagoa em fevereiro passado. O passeio custa R$ 5, por 10 minutos e tem a capacidade de levar duas pessoas. Segundo orientações que recebeu do fabricante e de empreendedores que investiram nesses passeios, não é aconselhável exceder a carga de 200 kg, que é a capacidade máxima que os pedalinhos suportam. "Além disso, o passageiro deve sempre usar o colete salva vidas. As crianças de colo só passeiam se os pais se responsabilizarem e as de 5 anos só com a presença dos pais. A partir de 13 anos pode ir sem os pais", diz ele sobre as orientações dadas a quem vai utilizar o passeio.

Desde que colocou o passeio, ele realiza uma média de 30 passeios por dia, nos horários de 7h às 9h e das 16h às 18h. "Os casais de namorados procuram bastante o passeio de tardezinha, o ambiente fica bem romântico", brinca o comerciante.

Marcos também conta que procurou a prefeitura para regularizar a atividade. "é uma forma de dar mais segurança pra gente trabalhar, eles me autorizaram a colocar, verbalmente e estou aguardando formalizar a atividade", conta.

Para ele o que poderia ajudar na segurança é a disponibilidade de um guarda vidas na lagoa, tanto pelo passeio, mas por crianças ficarem pulando na água. "Essa semana mesmo tinha vários meninos brincando na lagoa, tomando banho e um rapaz fazendo foto delas", conta.

Para o pedagogo João Paulo Guerreiro, residente em Limoeiro do Norte, a iniciativa traz novas opções para quem é da cidade e para quem acaba visitando, como era o seu caso.

ELLEN FREITAS
Colabordora