Motociclistas são flagrados pilotando em canal por onde passarão as águas da Transposição, no Cariri; veja vídeo
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) justificou dizendo que mantém vigilância nos primeiros 53 quilômetros de canais, no chamado 'eixo emergencial', que já está pronto.
Imagens postadas nas redes sociais mostram um grupo de motociclistas trafegando e fazendo manobras arriscadas dentro de um dos canais do lote 3 do Cinturão das Águas (CAC), na cidade de Barbalha, região do Cariri. O local, que ainda está em obra, faz parte do Trecho 1 por onde passarão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).
O Diário do Nordeste questinou à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) se a prática se constitui em algum tipo de crime e, em reposta afirmativa, quais as penalidades os envolvidos poderiam sofrer. Perguntou ainda quais medidas a força policial poderá adotar para coibir a prática.
Em nota, a SSPDS informou apenas que "a Polícia Civil do Estado do Ceará está apurando a conduta de motociclistas trafegando dentro de um dos canais do trecho 3 do Cinturão das Águas, em Barbalha, na Área Integrada da Segurança 19 (AIS 19) do Estado".
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) justificou dizendo que mantém vigilância nos primeiros 53 quilômetros de canais, no chamado 'eixo emergencial', que já está pronto. No entanto, para o trecho que ainda se encontra em obras, o órgão diz ser "de responsabilidade da Sohidra/Secretaria do Recursos Hídricos (SRH)".
Veja também
A SRH, por sua vez, explicou que o trecho em que os motociclistas foram flagrados ainda está em obras e a "construtora responsável ainda não entregou a obra para o Estado, então qualquer ocorrência é de responsabilidade da mesma".
Contudo, em nota, Pasta informou que a Secretaria dos Recursos Hídricos e a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará vão notificar a empresa. "A empresa responsável pela obra será acionada, assim como as autoridades da Segurança Pública para que sejam adotadas as medidas cabíveis"