Memória, cultura e identidade de Ipu em discussão

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Durante cinco dias, especialistas discutirão fatos históricos e culturais que explicam o cotidiano atual da cidade

Fortaleza. De hoje até esta sexta-feira, 20, será realizado, o “I Simpósio da Cidade de Ipu”, na Casa de Cultura Professora Valderez Soares, no município de Ipu, a 294km de Fortaleza. O tema principal em discussão será “Memória, Identidade e Cidade”. O evento é coordenado pelo Curso de Filosofia da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), União Nacional dos Estudantes de Ipu (UNE-Ipu), Grupo Outra História e Jornal Ipu Grande.

Afirma o professor Iramar Miranda Barros, presidente interino do Grupo Outra História, que “o evento é fruto de um amadurecimento de idéias conjuntas ligadas aos estudos acadêmicos, realizados por pesquisadores locais que trabalham temáticas tão relevantes como a cultura e a memória da própria cidade de Ipu”.

A finalidade do evento, conforme acrescenta “é mostrar os processos e os fatos históricos e culturais ocorridos na mesma cidade para servir de fundamento para se fazer uma apreciação do nosso cotidiano”, tentando-se reconstruir “o mosaico da nossa própria identidade”, esclarece.

A idéia da realização desse simpósio é debater com a sociedade, “temáticas relevantes para a compreensão do significado da memória, identidade e cidade”. De acordo com Iramar, assim, será posível “reconstruir um ‘ethos’ identitário, além de propor ações de desenvolvimento culturais”.

Expressividade

Iramar esclarece que a expressividade desse simpósio é conduzir seus participantes a uma reflexão, ou levá-los a relembrar as bases de nossa cultura, “tão relegada a simples momentos cívicos ou à banalidade do nosso cotidiano midiático”, analisa ele. Apesar da expressividade do seminário, o presidente interino do Grupo Outra História lamenta a falta de engajamento das autoridades na organização do evento.

A programação será aberto hoje, às 18h, com apresentação da Banda de Música de Ipu. Em seguida, haverá a abertura oficial e a palavra do padre Raimundo Nonato Timbó, da Paróquia de Ipu. Às 19h10, a primeira palestra será proferida pelo professor doutorando Dênis Mello, de Sobral. Ainda hoje, haverá palestra do professor da UVA, Reginaldo Alves de Araújo, e mesa de debates com convidados.

Fronteiras culturais

Amanhã, o tema em destaque é “Fronteiras culturais e identidades”. Às 19h15, o primeiro palestra será o professor mestre em Filosofia Pedro Fernandes, coordenador do curso de Filosofia da UVA, em Sobral. O tema em discussão será “Iracema como estereótipo da mulher cearense”. Às 20h, o professor mestrando em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Antonio Iramar Miranda Barros, das Faculdades Inta, falará sobre “A Cidade de Ipu e o Meretrício: controle e conflitos nas primeiras décadas do século XX (1900 —1930)”. A noite, mais uma vez, será encerrada com uma mesa de debates.

Depois de mais duas noites de programação, na quarta e na quinta, o último dia do evento, terá palestra especial com a mestra da cultura popular conhecida como “Dona Branca”. O seminário será encerrado às 20h30, com apresentação cultural para o público presente.

Mais informações:
I Simpósio da Cidade de Ipu
Casa de Cultura Professora Valderez Soares
(85) 3226.0909
(85) 8821.9090