Manifestações culturais se destacam no Cariri

Escrito por Redação ,
Uma programação especial para comemorar o Dia do Folclore foi preparada no Crato e segue até o fim do mês

Crato. Deitado numa rede, o velho agricultor puxa um corrimboque (acendedor de cigarros feito de chifre), acende o cigarro de palha, estica o olhar para o nascente e comenta: “A chuva tá chegando, a acauã cantou em cima de um galho seco”. No terreiro da casa os meninos brincam com osso de boi, enquanto as mulheres pisam milho no pilão para fazerem o pirão de costela do almoço.

O quadro bem sertanejo é, na verdade, uma das mais autênticas descrições do folclore, cujo dia é comemorado hoje. Folclore é a cultura espontânea, vem do berço, transmitida na interação social, por condicionamento inconsciente ou imitação. Folclore é o nosso jeito de ser, de resolver as coisas. É o elo de ligação do indivíduo com sua identidade.

Por isso, no Cariri, todo dia é dia de sabedoria popular, de crenças, superstições, ditados, lendas, ritos, maldições, tabus, rezas, histórias e mitos. Todo dia é dia de artesanato, música, teatro e literatura populares, festas e jogos tradicionais, dança e cantigas de roda.

Basta andar nas ruas ou parar nas calçadas para ouvir histórias mal assombradas, ou poesias de cordel. Se o visitante pender para a zona rural, estas tradições são muito mais fortes. Vai conhecer um povo que canta, dança, reza e maldiz, trava a língua, cura e enterra e faz versos, faz repente, embolada, ligeira, desafio, literatura de cordel. O nordestino reza pra aplacar a seca, dança pra fazer chover.

O Cariri, localizado no centro do Nordeste, épico em crendices e manifestações, em usos e costumes, em histórias que correm de boca em boca, que passam de pai pra filho, pulam fronteiras, mudam de cor, de gesto, de palavra, aumentam um ponto, sobrevivem sempre.

A mais expressiva demonstração desse acervo cultural é a Festa de Santo Antônio de Barbalha que, além do carregamento do pau da bandeira, reúne cerca de 50 grupos folclóricos, entre reisados, penitentes, carpideiras e bandas cabaçais.

A Semana do Folclore do Crato será encerrada, hoje, com a entrega do Troféu Mestre Dedé de Luna a três personalidades que contribuíram para o fortalecimento da cultura popular na região. A solenidade será realizada à tarde, na sede do Instituto Cultural do Cariri, de onde sairá um cortejo de grupos folclóricos para a Praça da Sé.

Apresentações

O evento é organizado pela Fundação Mestre Eloi, que tem como presidente Aristóteles Teles Granjeiro, filho do saudoso folclorista e radialista Eloi Teles de Morais. A Semana do Folclore foi marcada por apresentações grupos de danças, reisados, bandas cabaçais e maneiro pau, nos bairros da cidade. A secretária de cultura do Crato, Daniela Esmeraldo, informou que a programação comemorativa ao Dia Internacional do Folclore prosseguirá até o fim do mês com outras atividades no Alto da Penha.

CANINDÉ

Crianças festejam com desfile de trajes típicos

Canindé. A Escola Menino Jesus, em Canindé, mantendo uma tradição de 18 anos realiza, hoje, às 19 horas, na Praça da Igreja das Dores, “Uma Festa de Tirar o Chapéu” para comemorar o Dia do Folclore. “Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que são transmitidas por meio de lendas, contos, narrativas, provérbios e canções. Esses veículos de expressão popular são transmitidos de uma geração para outra e passam a pertencer a um determinado povo de tal modo que desconhecemos os seus autores”, afirma o diretor da Escola Romeu Rocha.

Segundo ele, o folclore do Brasil é riquíssimo. “Toda essa variedade cultural contribuiu diretamente para manifestações de um povo versátil, alegre e guerreiro, enfim, dessa brava gente brasileira”, explica Romeu Rocha.

Na festa do folclore já foram homenageadas 68 pessoas com medalhas “Amantes da cultura”. Este ano, a escola irá homenagear com troféus nove grupos folclóricos das cidades de Canindé, Itatira, Boa Viagem e Paramoti.

Dentro da programação, será escolhida uma criança com melhor caracterização de trajes típicos, obedecendo aos seguintes critérios: desfile, indumentárias e caracterização. As regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste se farão representadas pelos seus personagens caracterizados.

Personagens

Participarão do desfile rendeira do Ceará; Lampião, o Rei do Cangaço; baiana; eterno e inesquecível Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; vaqueiro, símbolo vivo do sertão; e o gaúcho, figura que expressa a vida nos pampas. Os jurados avaliarão também a criança que melhor recontar a história de Iracema em forma de versos e prosa. Os critérios: segurança, desenvoltura e entonação.

Mais informações:
Secretária de Cultura do Município
Centro Cultura do Araripe
(88) 3523.2365
Fundação do Folclore Mestre Eloi
(88) 9271.3603