José Adson Gomes assume prefeitura

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: PRESIDENTE DA Câmara de Vereadores de Coreaú, José Adson Gomes Albuquerque, assume Prefeitura interinamente
Foto: F. Edilson Silva
Coreaú (Sucursal/Sobral) — Assumiu a Prefeitura de Coreaú, interinamente, o presidente da Câmara Municipal, José Adson Gomes Albuquerque. A solenidade ocorreu, ontem, às 9 horas, com reunião da mesa diretora, estando presentes os 15 vereadores do Município.

A Lei Orgânica, no Artigo 35, parágrafo 5º, determina a posse por sessenta dias, sendo que neste prazo a Justiça Eleitoral deverá convocar eleições para prefeito e vice-prefeito.

Coreaú vive em situação singular: Em janeiro de 2001, faleceu o prefeito Luiz Albuquerque Carneiro. O vice-prefeito, Francisco Bernadone Teles Pinto assumiu dia 15 de janeiro daquele ano. Agora, com sua morte, no último dia 17, passa a responder pelo Poder Executivo o vereador José Adson Gomes.

O clima na cidade é de consternação. O luto oficial por três dias foi decretado no sábado. A segunda-feira foi feriado municipal. Nas ruas, nas praças, em todas as rodas de conversa, o assunto continua sendo a morte do prefeito Bernadone.

O presidente da Câmara, José Adson Gomes Albuquerque, começou a trabalhar em pleno feriado, com o levantamento da situação da Prefeitura, tendo como objetivo a elaboração de um relatório financeiro e orçamentário, que será enviado ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Outra providência a ser tomada é a comunicação de sua posse para a Justiça Eleitoral, com a vagância dos cargos de prefeito e vice-prefeito, para que sejam adotadas as medidas legais.

No mais, José Adson está fazendo articulações para formar uma equipe de trabalho, com algumas mudanças que são naturais em qualquer processo de transição. “Estamos assumindo o leme do Município. Vamos juntar forças, buscar o apoio dos colegas vereadores e outras lideranças. O tempo é curto, mas temos projetos a serem implementados principalmente na área de assistência social”.

José Adson Gomes Albuquerque passou a direção da Câmara para o vice-presidente Antônio Anastácio Teles. Como presidente da Câmara no exercício do cargo de prefeito, ele garante que os projetos em execução terão continuidade e que não será tomada nenhuma medida drástica.

O prefeito interino é filiado ao PMDB, tem 41 anos, é advogado, casado e tem cinco filhos. José Adson exerce o terceiro mandato de vereador e integra a bancada que fazia oposição ao prefeito Bernadone Teles Pinto.