Ipaumirim festejará São Sebastião
O evento é composto por novenário, procissão, devoção e atividades culturais que se encerram dia 20
Ipaumirim. Este município vive dias de festa, ao comemorar o seu co-padroeiro, São Sebastião, desde o último dia 11. Os festejos, compostos por novenário, procissão, muita devoção e eventos culturais encerram neste dia 20, com a realização da grande Procissão. O evento atrai romeiros de todo o Ceará e dos vizinhos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, além de filhos da cidade, que residem em outros Estados e escolhem esse período para retornar à terra natal.
A festa religiosa em homenagem ao co-padroeiro do município reúne milhares de romeiros provenientes de todo o Ceará e também dos vizinhos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Os festejos se encerram com uma procissão
A romaria cresce a cada ano. Os organizadores estimam que somente no último dia, a cidade receba mais de 8 mil pessoas. "A romaria tem crescido a cada ano, com a vinda de muitas pessoas de várias partes do país. É um período de reencontro de familiares, amigos, parentes, de alegria e exercício da fé. A festa de São Sebastião é um momento de tradição e fé", frisa o padre Sebastião Pedro do Nascimento.
O ponto alto é a tradicional romaria à pedra de São Sebastião que acontece na segunda-feira, dia 20. Porém nesse fim de semana que antecede a data, uma programação elaborada pela comissão organizadora, indicada pela Paróquia, conjuntamente com a Prefeitura complementará esta que será 95ª romaria de São Sebastião.
Além do lado religioso, a festa deste ano contemplará também eventos sociais apoiados pela Prefeitura. Uma estrutura de apoio envolvendo as secretarias de Cultura, Saúde, Infraestrutura, Administração, Assistência Social, funcionará como suporte aos fiéis.
Em recente reunião com sua equipe o prefeito Wilson Alves de Feitas (Puíca) pediu o empenho de todos neste evento religioso que ocupa o terceiro lugar no estado do Ceará. "É motivo de muita alegria para nós que estamos no comando administrativo do município podermos fazer parte neste momento que nossa comunidade celebra o co-padroeiro" disse o prefeito.
Programação
No sábado ocorrerá a festa dos filhos e amigos de Ipaumirim, promovida pela Associação que leva o mesmo nome. Missa em ação de graças e festa dançante fazem parte do encontro, que já dura nove anos e é realizado por João Bosco Macedo, filho de Ipaumirim e fundador da própria Associação.
No domingo haverá campeonato de futebol de campo durante o dia e à noite festa dançante na Praça da cidade. No dia 20 antecedendo o grande momento da romaria, ocorrerá missa às 7 horas na pedra e 9h30min na Igreja matriz. Às 17 horas acontecerá a procissão.
No Ceará, São Sebastião é padroeiro das paróquias de Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Mangabeiras, Mulungu, Choró, Apuiarés e co-padroeiro de Aquiraz e também de Ipaumirim, além de centenas de capelas em distritos e vilas rurais dos municípios.
Os festejos em louvor a São Sebastião, em Ipaumirim, começaram por volta de 1919. A tradição oral reza que a moradora do Sítio Serrote, Maria Lúcia, devota do Santo, fazia caminhada diária para a pedra e, como resultado de uma graça alcançada, colocou uma imagem do Santo no morro. Caçadores encontraram a imagem e levaram-na para a capela na antiga Vila Lagoinha, que mais tarde passaria a ser Ipaumirim. Sem que ninguém soubesse, Maria José reconduziu novamente a imagem para o morro. Isso repetiu-se várias vezes. Alguns acharam que era milagre o reaparecimento da imagem. Em 1920, o coronel João Augusto Lima instalou uma cruz de madeira no alto da pedra.
A partir daí foram abertas trilhas e começou a romaria para o local. Em 1957, foi inaugurada a Capela de São Sebastião, em cima da pedra. Em 2000, o município fez uma ampla reforma na área e instalou uma escadaria com corrimão e degraus em alvenaria para facilitar o acesso.
A cada 20 de janeiro, a movimentação de romeiros é intensa. Durante todo o dia, devotos sobem uma escadaria de 204 degraus de acesso ao alto do morro, onde está a capelinha com a imagem do santo. Alguns pagadores de promessa fazem o percurso de joelho, enfrentando o sacrifício. Outros caminham de pés descalços. O destino é um só: chegar à Pedra de São Sebastião para rezar, renovar preces e agradecer pelas graças alcançadas.
SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER
Mais informações:
Paróquia da Imaculada Conceição
Rua Monsenhor Carlos de Moraes,
90, Centro
Ipaumirim
Telefone: (88)3567.1094