Ipaumirim festeja seu padroeiro

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto: Arquivo
A população do Município de Ipaumirim presta homenagens, até o próximo dia 21, ao seu padroeiro, com a tradicional Romaria de São Sebastião. A festa é uma promoção da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Diocese do Crato e da Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI). De acordo com o presidente da ACRI, João Bosco Macedo, “a pedra, onde a imagem de nosso padroeiro está, é um local de orações e de agradecimento a Deus que, por meio de São Sebastião, abençoa os seus fiéis”.

Macedo destaca que a festa religiosa de Ipaumirim começou em 1919. “Hoje a cidade é considera como o 3º lugar de romaria do Estado”, afirma.

As comemorações começaram no último dia 11, com o translado, em procissão, da imagem do santo padroeiro, da pedra para a Igreja Matriz. A programação prosseguirá no próximo domingo, às 20 horas, com apresentação de cantores, poetas e artistas locais na Praça Coronel Luiz Leite da Nóbrega. No dia 17, haverá apresentação cultural dos distritos de Canaúba e Felizardo promovido pelos fiéis Joselba, Cineide e Mundinha, no patamar da igreja.

Um dos pontos altos das festividades acontecerá na próxima terça-feira, com o III Encontro dos Filhos e Amigos de Ipaumirim, na Praça da Matriz. Nesse mesmo dia, está marcada a eleição da nova diretoria da ACRI, às 17 horas, na Salão Paroquial. Logo em seguida, às 19 horas, haverá uma missa em ação de graças pelos filhos e amigos do Município. No período da noite, a partir das 20 horas, está programado um show pirotécnico e uma baile com o seresteiro João Dino, na Praça Matriz.

Na quarta-feira, às 9 horas, uma manhã recreativa no Balneário José das Chagas, no Sítio Bananeiras, movimenta os fiéis. No dia dedicado a São Sebastião, 20, a programação começa às 7 horas, com missa na pedra de São Sebastião. Em seguida, às 10 horas, missa solene na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição e, às 16h30min, haverá uma procissão pelas principais ruas da cidade com a bênção do Santíssimo Sacramento pelo padre José Ranilson.