Iguatu quer campus da UFCA e curso de Medicina
Iguatu O processo de instalação de um curso particular de Medicina e a implantação de um campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, foram temas de debate de audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Educação e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Ceará, na segunda-feira (28), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu.
O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Agenor Neto (PMDB). "Essa nossa luta por ampliação da oferta de ensino superior em Iguatu já tem mais de uma década e vamos continuar nesse propósito", frisou. "Aguardamos o edital do Ministério da Educação (MEC) sobre a abertura de concorrência para a instalação de um curso de Medicina e em médio prazo esperamos a implantação de um campus universitário federal".
Houve a participação de lideranças políticas, comunitárias e de dirigentes de instituições de ensino superior. O professor Roberto Ramos, representando a reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA), disse que a instituição tem interesse de expandir suas ações e chegar a outros municípios. Segundo a lei de criação, foram implantados campus nas cidades de Barbalha, Brejo Santo e Icó. "Vivenciamos um período de dificuldades, cortes de recursos. A universidade foi criada, mas faltam servidores", disse. "Aguardamos a realização de concurso". Um dos diretores da Faculdade Leão Sampaio, Jaime Romero, assumiu o compromisso de que a instituição vai concorrer ao edital para instalação de uma Faculdade de Medicina em Iguatu, caso ocorra liberação pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), após análise de infraestrutura e oferta de serviços de saúde no âmbito regional. Outros cursos na área poderão ser implantados, segundo anunciou Romero.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, mostrou que há muitas famílias que não têm condições de manter filhos cursando faculdades em outras cidades e regiões distantes. "Algumas podem. Mas, a maioria, não. Daí a importância de ampliarmos a oferta de cursos universitários", disse. "Iguatu é uma cidade polo regional e precisa contar com um campus de uma universidade federal", acrescentou.
Nos últimos dez anos, foram realizadas audiências e caminhadas a favor de implantação de um campus universitário federal. Antes, as lideranças locais pleiteavam a implantação da Universidade Federal do Centro-Sul. A ideia não vingou. O governo decidiu por criar a Universidade no Cariri, região mais desenvolvida e que já dispunha de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Implantação
Agenor Neto lembrou que, quando exerceu o primeiro mandato parlamentar, reivindicou e conseguiu a implantação da unidade descentralizada de ensino da Universidade Regional do Cariri (Urca) para Iguatu, com a oferta de cursos de Direito, Enfermagem, Educação Física e Economia. "Foi a primeira vez que a Urca saiu do Cariri. Esperamos que a Urca e a Uece, que também têm um campus em Iguatu, ampliem a oferta de cursos".
Alcântara lembrou que solicitou diretamente do reitor da Uece, Jackson Sampaio, a implantação de um curso de Medicina Veterinária. "Aguardamos uma decisão positiva. Outra opção é a chegada desse curso por meio do Instituto Federal de Ciência e Educação (IFCE), que também está em tramitação". O secretário de Ciência e Tecnologia do Município, José Roberto Duarte, reafirmou o compromisso na oferta de terrenos para instalação de faculdades e a articulação com instituições para que implantem novos cursos.