Granito da Meruoca exportado para os EUA e outros países

Escrito por Redação ,
Legenda: Extração de granito na pedreira Mato Grosso, na Serra da Meruoca. Em cada pedreira são gerados vinte e cinco empregos diretos
Foto: F. Edilson Silva
Sobral (Sucursal) - Blocos de granito da Serra da Meruoca e de Massapê, na zona Norte do Ceará, são transportados em carretas até Fortaleza para beneficiamento e exportação para países como Estados Unidos, Espanha e Portugal. Também são comercializados blocos brutos, principalmente para a Itália, Espanha, Portugal e China. O produto tem, ainda, o mercado nacional com destaque para Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

O granito é utilizado em fachadas de prédios, pisos, bancadas de banheiros e cozinhas, mesas e peças de artesanato. A exploração do granito na Meruoca teve inicio em 1985, dispondo a região de grande potencial. Destacam-se outras cidades como Sobral, Massapê, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Pedra Branca e a Chapada do Apodi.

´Em 1990, o governo do Estado incentivou a mineração do granito. Surgiram muitas empresas. Devido à falta de conhecimento sobre o setor, mas houve uma certa decepção. As empresas já dominam toda a tecnologia, estão estabilizadas´. É o que destaca o empresário Francisco Silveira, da Granos - Granitos S/A, enfatizando que hoje apenas dez empresas estão em atividade, havendo espaço para mais cinqüenta.

Ele acrescenta que a maior dificuldade é a concorrência desleal do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde o ICMS é de 7%. O granito do Ceará tem maior dureza, qualidade superior aos demais granitos do Brasil, mas a cobrança de ICMS é de 17%.

A Granos trabalha na Serra da Meruoca e Massapê, com toda uma estrutura que envolve acampamento e máquinário como compressores, martelos pneumáticos, máquina de fio diamantado e argamassa expansiva. Em cada pedreira são gerados vinte e cinco empregos diretos, com o salário base de R$ 450,00. Na pedreira Mato Grosso é extraído o Rain Forest, que apresenta a tonalidade verde cana, com uma quantidade de 300 metros cúbicos por mês. Na Fazenda Raiz, é feita a extração do granito Meruoca, verde acinzentado. O preço de exportação varia de 25 a 90 dólares o m2, de acordo com a tonalidade.