Fila Brasileiro do Ceará está entre os melhores do mundo

Ele é um cão rústico, forte e que serve para a guarda mas torna-se um fiel amigo da família na convivência doméstica

Escrito por Redação ,

Fortaleza.Cinófilos cearenses são destaque mundial na criação de cães da raça Fila Brasileiro. Não foi difícil encontrar no Estado nomes de referência para falar deste cão, escolhido para a Raça do Mês. "Quando compramos nosso primeiro Fila, o que queríamos era um cachorro forte, grande, cabeçudo, um cão com valentia notável e fosse nosso amigo. É um cão rústico, de pelagem baixa, tem um latido forte, não exige cuidados especiais. Quando criado em contato com a família, se torna um verdadeiro amigo, principalmente das crianças", se declara, a apaixonada pela raça, Sueli Cordeiro, que, com o marido Alexsandro Monteiro Cordeiro, mantém há 11 anos o Canil Faruk do Maranguape. Mas o casal convive com a raça há 22 anos.

Da mesma forma apaixonada, Harrison Pinho, e o handler e gestor de seu Canil Singular, Jean Carnib, não economizam elogios para o Fila. "Já criamos várias raças. Além de gostarmos de cães de porte grande, o Fila tem a vantagem de ser a raça mais rústica. Faz a guarda de forma natural, sendo muito apaixonado por seus donos e protetor do seu território. É meigo, brincalhão, adora a companhia das pessoas de sua convivência. É a tônica dessa raça maravilhosa", afirma Harrison.

O Canil Singular e o Faruck do Maranguape estão entre os melhores canis de Fila do mundo. Neste período de muita insegurança urbana, a raça está entre as mais procuradas para o trabalho de guarda das propriedades. "A criação do Ceará está em excelente nível em todo Brasil. Temos a satisfação de ver grandes cães da raça entre os criadores cearenses, com títulos internacionais e inclusive campeões mundiais. Aqui podemos ver bons criadores apaixonados pela raça e que investem em exposições e propagandas. Não são muitos canis registrados, mas podemos contar com uma boa qualidade nos planteis", avalia Sueli Cordeiro.

Harrison aponta que no Ceará estão três, entre os dez melhores canis de Fila do mundo. Ele desenvolve a raça há 32 anos. O plantel do Singular é formado por sete padreadores, 29 matrizes e 16 filhotes. A rusticidade da raça e o grande porte são as maiores vantagens deste cão, apropriado para a guarda da casa. Também tem pelo curto e grande resistência às doenças. "É um excelente companheiro e guardião", aponta Harrison.

Por ser um cão que assusta no primeiro contato, há muitos mitos em relação ao Fila. "Já falaram que, com a idade avançada, o Fila Brasileiro fica surdo, cego e esquece o dono. Isso é tudo má informação. Este cão é muito inteligente, ágil, obediente e fiel à guarda da propriedade. Já com estranhos mostra a sua aversão", alerta Sueli.

Como tem grande porte, um macho chega a 70kg, e a fêmea, de 40 a 60kg, a raça precisa de espaço na criação. Na avaliação de Sueli, qualquer pessoa pode ter um Fila, desde que tenha um bom espaço. "Mas jamais pode ser criado em apartamento, Fila gosta de correr, ter contato com a terra e se possível com a natureza", aponta ela.

Já Harrison diz que o Fila precisa de um ambiente com um espaço mínimo de 100 metros quadrados para se exercitar e brincar. "O cão precisa de lugar arejado e com sol boa parte do dia e que não tenha o piso liso", observa, para lembrar que o chão escorregadio não é bom para nenhuma raça canina, especialmente os cães de porte grande e pesados.

Sueli aponta que o perfil de criadores da raça, geralmente, é de fazendeiros e donos de sítio. No entanto, como as necessidades de segurança aumentaram nas cidades, muitas pessoas preocupadas com suas propriedades procuram o Fila. "Este cão atua na guarda de propriedades e, por instinto, também faz a lida do gado. Mas também serve de companhia, onde é nítida a sua fidelidade", afirma ela, que mantém plantel com cinco padreadores e 16 matrizes.

Os Canis Singular e Faruck desenvolvem exemplares de alta linhagem que são campeões nas exposições de cinofilia. Pela qualidade dos animais, conquistam a preferência no Exterior, com cães de suas criações enviados para países da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Valéria Feitosa
Editora