Festival de Acopiara divulga resultado

Escrito por Redação ,
Legenda: APRESENTAÇÃO DOS ESPETÁCULOS contagiou o público presente durante evento
Foto: Honório Barbosa
Acopiara (Sucursal/ Iguatu) — A coordenação do XV Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac) divulgou o resultado da premiação do evento. Quinze categorias receberam o troféu ´Lages de Teatro´. O grande vencedor da edição deste ano foi o espetáculo ´As anjas´, do grupo Grutel, da cidade do Crato. A peça arrematou os prêmios de melhor espetáculo, direção e iluminação. O diretor do espetáculo ´As anjas´ mostrou-se emocionado e avaliou que a premiação foi fruto do esforço dos atores e da boa apresentação. O prêmio de melhor atriz foi dividido entre Rita Cidade e Paula Mineia, que atuaram em ´As Anjas´ e o de melhor ator foi também dividido entre Naldo Júnior do espetáculo ´Cante para eu dormir´, do grupo Água D´alua, da cidade de Iguatu, e para Silvério Pereira, da peça ´ O mistério da cascata´, do grupo Parque de Teatro, de Aquiraz. O espetáculo ´O ministério da cascata´ recebeu ainda os prêmios de melhor figurino e de melhor maquiagem para Yuri Yamamoto e Silvério Pereira. Quem recebeu o troféu ´Lages de Teatro´ para melhor cenografia foi a peça ´O morro do outro´, de Gil Granjeiro, da Cia. Artes Contemporânea, de Juazeiro do Norte. O espetáculo ´Cante para eu dormir´, do grupo Água D´alua recebeu o prêmio de melhor texto, escrito por Álvaro Fernandes. Melhor sonoplastia foi para Roney de Lima, da peça ´A preguiçosa apaixonada´, do grupo Quimessa, da cidade de Caucaia.

Quem ganhou o prêmio de melhor conjunto cênico foi ´O mistério da cascata´, do grupo Parque de Teatro, da cidade de Aquiraz. A atriz revelação foi Elaine Matos do espetáculo ´A preguiçosa apaixonada´, do grupo Quimessa de Caucaia. Do espetáculo ´O gato de botas´, do grupo Cangalha de Canindé, saíram os prêmios de ator revelação para Deivson Nunes, e de melhor ator coadjuvante para Magno Calixto. Maria Luíza Martins levantou o troféu Lages de Teatro, como melhor atriz coadjuvante. Ela trabalhou na peça ´As Anjas´, a grande vencedora do festival.

Neste ano, o Fetac reúne 12 grupos, sendo sete na mostra competitiva. No total, foram distribuídos R$ 1,7 mil em prêmio. O encerramento do festival foi marcado pela apresentação do show Cenas Della Cidad e a entrega da premiação, troféu Lajes de Teatro, no Centro Social. O Fetac é uma realização da Cia Cordel de Teatro e o evento tem o apoio da secretaria de Cultura do Governo, da Prefeitura Municipal, do Banco do Nordeste, da Federação Estadual de Teatro, do Sesc e do Theatro José de Alencar, além de empresas locais.