Festa da lagosta movimenta Icapuí
Icapuí. A lagosta deu a cor e sabor à décima edição do evento que o crustáceo é o principal atrativo. A música popular brasileira também entrou em pauta e deu o tom ao Festival da Lagosta, que terminou domingo, na praia de Redonda, com regata e show da dupla Ítalo e Reno, no Litoral Leste cearense. O evento de gastronomia e os shows que aconteceram na sexta e no sábado foi realizado na praia de Barreias.
O salão gastronômico montado na orla da praia de Barreiras ficou pequeno para os visitantes que queriam degustar os mais variados pratos à base de lagosta. No total, foram 17 equipes participantes, entre restaurantes e pousadas de Icapuí, além de três estantes institucionais. Para abastecer todo o público com boa comida, foram capturados 500kg do fruto do mar, servidos durante os dois dias. Toda a lagosta consumida foi certificada, com a proposta de dar visibilidade à pesca artesanal, principal fonte de renda das comunidades praianas de Icapuí. Durante os três dias, foi movimentado cerca de R$ 1 milhão em negócios, nos setores de restaurantes, hotelaria e comercio informal.
Segundo o novo presidente do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDtur), Eliabe Crispim, o cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes no sábado. O cantor Tony Garrido comandou a festa no segundo dia do salão, mas no dia anterior, na sexta-feira, Chico Pessoa e Elba Ramalho abriram oficialmente os shows no palco principal. "Esse evento é de grande importância para Icapuí. É o momento em que todas as comunidades se unem para fortalecer o turismo e a economia local. Esperamos também fortalecer um turismo sustentável, que vai desde o trabalho do pescador até a postura dos empresários que atuam aqui", ressaltou Eliabe, que assumiu a presidência no início do mês para mandato de dois anos.
Participação
Neide Rodrigues, 41, é vendedora, cozinheira e juntamente com sua mãe, dona Dolores, tocam o restaurante e pousada Zé Mariano, na praia de Barreira da Sereia, não abrem mão de participar. Neide esteve em quase todas as edições. Ela, assim como os demais, participou de uma capacitação ministrada pelo Sebrae para estimular os donos de empreendimentos e seus cozinheiros a prepararem novos pratos com lagosta.
Lucros
1 milhão de reais foi o valor movimentado em negociações ocorridas no evento, tanto em restaurantes, bares e hotéis, como no comércio informal.