Colégio encerra atividades

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Após 70 anos de fundação e funcionamento regular, o Colégio São José não vai mais funcionar em 2010

Iguatu. Mais um colégio católico encerra as suas atividades letivas no Ceará. Depois de 70 anos de história e tradição, o Colégio São José, nesta cidade, que pertence à Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus, não vai mais funcionar no ano letivo de 2010. A direção da escola divulgou nota à comunidade da região Centro-Sul esclarecendo os motivos da decisão que foi recebida com surpresa e lamentações.

Nos últimos cinco anos, o Colégio São José apresentava reduzido número de matrículas e dava sinais de dificuldades para manter as despesas. A cada ano, o número de estudantes era reduzido. A direção fez esforços para reverter o quadro, mas não conseguiu êxito. Havia 240 alunos inscritos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio.

Financeiro

A diretora do Colégio São José, irmã Vera Lúcia Alves de Andrade, explicou que a situação tornou-se insustentável financeiramente. "A receita não iria cobrir as despesas e tivemos medo de enfrentar mais dificuldades ao longo de 2010", explicou ela. "Por esse motivo, fomos obrigados a tomar essa medida, depois de muita reflexão, mas que foi necessária".

Na carta aberta à comunidade, a direção do colégio agradece a confiabilidade da comunidade da região Centro-Sul e anuncia um novo projeto. "Vamos procurar parceria para implantar cursos de nível superior para formação de uma juventude universitária", disse a irmã Vera Lúcia Andrade. "Estamos confiantes nessa nova ideia e nos preparando com fé e coragem", adiantou.

Fundação

O Colégio São José começou a funcionar em fevereiro de 1939, com a denominação de Escola Rural Senhora Sant´Ana. Oferecia curso externo e internato. Só estudavam mulheres, mas em 1977, passou a ser misto. A escola é integrante da rede educacional católica Irmãs Filhas de Santa Tereza de Jesus, com unidades nas cidades de Crato, Icó, Tauá, Souza, na Paraíba e duas conveniadas no Estado Piauí.

Ao longo deste ano, foi realizada uma programação ampla, alusiva aos 70 anos de fundação, com mostra histórica, homenagem a ex-alunos, apresentações artísticas e festa dançante no Clube Recreativo Iguatuense. "Comemoramos essa data histórica com muito orgulho porque temos consciência de que o nosso compromisso foi com uma educação de valores", disse a irmã Vera Lúcia.

Ainda de acordo com ela, "enfrentamos dificuldades para competirmos com escolas modernas que têm uma estratégia de conquista de alunos arrojada, baseada em aprovação em vestibulares".

O Colégio São José dispõe de quadra coberta e de dezenas de salas de aula.

Parceria

Há cinco anos, abriga os campus da Universidade Regional do Cariri (Urca). Essa parceria também tem tempo marcado, em torno de dois anos, porque em breve devem começar as obras da sede própria da Urca, na antiga usina Cidao. A decisão de encerrar as atividades educacionais a partir deste ano, foi considerada difícil por parte dos administradores locais. Dezenas de professores e funcionários foram demitidos e os estudantes receberam transferência para outros estabelecimentos. Muitos pais mostraram-se surpresos e indignados.

MAIS INFORMAÇÕES
Colégio São José
Rua Dom Quintino, 73
Bairro São Sebastião
(88) 3581. 0333


Honório Barbosa
Repórter