Cobrador destaca-se como fotógrafo em SP

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:

O cearense do Crato, Antônio Erivaldo da Silva, 44 anos, ocupou a mídia nacional, nestes últimos 30 dias, com uma exposição de fotografias no Serviço Social do Comércio (SESC) Ipiranga, de São Paulo. A mostra, que tem o nome “Fotógrafo, profissão cobrador”, chamou a atenção pelo fato de “Toninho”, como é conhecido, ser um cobrador de ônibus que, entre uma viagem e outra, da janela do coletivo, fotografa os pontos turísticos da cidade que lhe deu abrigo, emprego e sentido de vida. A partir da próxima semana, as fotos serão mostradas em outra galeria da capital paulista.

Na linha de ônibus Gentil de Moura/Praça da República, 25 quilômetros com duas horas de duração, Antônio Erivaldo Silva registra, com sua máquina digital, imagens de diferentes monumentos e locais que historicamente representam São Paulo. A paisagem que, para a maioria, passa despercebida no dia a dia da cidade grande, foi descoberta pela câmera do cobrador, que agora está curtindo o sucesso de sua sensibilidade. O cearense apaixonado por fotografia, que saiu do Crato com a coragem e a cara, tangido pela seca, aproveita seu trabalho de cobrador num ônibus circular, para publicar em seu fotoblog essas impressões da cidade.

A idéia inicial de Toninho era fazer um álbum que contasse, em imagens, a história de São Paulo. “Sempre gostei de história, fazia pesquisa na Internet sobre os pontos históricos de São Paulo”, conta. De álbum, a idéia transformou-se em outra. Dessa vez o fotógrafo quis fazer um livro, com textos que detalhassem cada espaço fotografado. “Mas não tinha condições financeiras nem patrocinadores para levar a idéia adiante”, lamenta. Comprou uma máquina digital por R$ 380, 00, divididos em 10 prestações, e começou a documentar aquelas imagens que faziam parte do seu cotidiano. “Era uma forma de tornar a viagem menos monótona”, diz Toninho, acrescentando que procurava fazer as fotos discretamente, sem prejudicar o andamento do trabalho de cobrador. “O passageiro nem percebia que eu andava com uma máquina a tiracolo”.

Em seu caminho, Toninho passa pelos principais espaços históricos da cidade, onde vai registrando tudo o que vê. Por seu trajeto diário e constante, o fotógrafo-cobrador tem a possibilidade de registrar o Terraço Itália, o Teatro Municipal, praças e avenidas do Centro de São Paulo. Sem contar que o mesmo monumento ou espaço pode ser fotografado mais de uma vez, sempre em busca do melhor ângulo. “Não preciso correr para fazer naquele momento, porque sei que amanhã ele vai continuar lá”, diz.

O objetivo, segundo afirmou, era matar a vontade de fotografar e, ao mesmo tempo, fazer do trabalho, um instrumento de lazer e pesquisa. No entanto, ele sentiu a necessidade de dividir a sua alegria com outras pessoas. Criou o seu fotoblog, que já marca 460 mil acessos, com visita de gente de todo mundo. “Eu já recebi e-mail de gente dos EUA, da Europa”. Com a exposição de suas fotos na Internet, Toninho começou a receber e-mails e impressões de outras pessoas sobre seu trabalho. “Eu passei a ter um olhar mais crítico do que eu estava fazendo a partir das críticas dos outros. Por exemplo, eu estava no Centro da cidade outro dia e encontrei um fotógrafo que me reconheceu. Ele tinha aqueles equipamentos bacanas e começou a me dar um monte de dicas. Essas são críticas construtivas”.

Além da linha Gentil de Moura/Praça da República, Toninho trabalha nos fins de semana em outro trajeto que passa pelo Pacaembu e arredores. Mas além de fotografar de dentro do ônibus, Toninho leva sua máquina para todo canto. Se andar a pé, lá está a dita. Se vai fazer alguma coisa no fim-de-semana, leva a máquina sempre consigo. “Olha, eu tenho um arquivo com mais de mil fotos, todas muito bem guardadas. Além disso, faço pesquisas na Internet para saber mais sobre o que estou fotografando”.

Antônio Vicelmo
Sucursal Crato