Chaveiro a qualquer hora

Escrito por
Legenda:
Foto: Fábio Angeoletto

São poucos os serviços 24 horas em Quixadá. O mais conhecido e antigo prestador de serviços “full time” é Gervásio de Arruda, proprietário da empresa Chaveiros Arruda. “Na minha empresa, confeccionamos cópias de chaves de qualquer tipo. Também fabricamos carimbos e vendemos acessórios para automóveis e telefones celulares. Durante a noite atendemos emergências. Basta ligar, que nos deslocamos até o cliente. Por mês, realizamos cerca de 40 atendimentos noturnos, em Quixadá e em outras cidades do Sertão Central”.

A Farmácia Carolina não permite a entrada de clientes durante as noites e madrugadas, mas funciona mesmo assim. “Deixamos uma janela, que dá para o interior da loja aberta, e os fregueses fazem seus pedidos”, esclarece a funcionária Edna Monteiro Jorge. “Embora Quixadá não seja uma cidade violenta, adotamos esse sistema por precaução”, diz. A farmácia Farmanossa possui um modo de funcionamento parecido. ´Instalamos uma placa onde se lê “24 horas” e uma campainha. Eu moro em um apartamento que fica em cima da farmácia, e ao ouvir o som da campainha, desço e atendo o cliente. Aproximadamente oito pessoas nos procuram todas as noites, a maioria para comprar o que eu chamo de ´kit boêmia´: camisinhas e medicamentos anti-ressaca”, explica a proprietária Beatriz Correia de Almeida Costa, a proprietária.

Quixadá assistiu nos últimos anos a um aumento vertiginoso de mototaxistas, em sua maioria, cidadãos desempregados que ingressaram no mercado informal de transporte de passageiros. Mas poucos são os que fazem corridas à noite. A rodoviária é o único local onde é possível encontrar os mototaxistas noctívagos. “É perigoso rodar de madrugada, aqui e acolá um dos nossos é assaltado”, conta o mototaxista Gilberto Teixeira.

O Posto Monólitos, famoso em Quixadá por empregar mulheres jovens como frentistas, mantém sempre um funcionário para a comercialização de combustível nas madrugadas. “Junto ao posto funciona o Hotel Monólitos, e muitas vezes os hóspedes partem de madrugada, necessitando, portanto de gasolina”, explica a frentista Cristiane Maia.

SERVIÇO:

  • ´Chaveiros Arruda´, na rua Epitácio Pessoa, 1437. Fones: 412-2093 e 9968-2033
  • Farmácia Carolina, Rua Epitácio Pessoa, 1122, fone 412-1355
  • Posto Monólitos, R. José Caetano, 1599, 412-8080

Fábio Angeoletto
sucursal Quixadá