Ceará é referência internacional

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Divulgação
As experiências exitosas de desenvolvimento das cidades do Ceará serão um dos destaques da Conferência Internacional “City Development Strategies: From Vision to Growth and Poverty Reduction” (Estratégias de Desenvolvimento da Cidade a partir de uma Visão de Crescimento com Redução da Pobreza), que começa, hoje, e prossegue até o próximo dia 1º de dezembro, em Hanói, no Vietnã.

A apresentação do “case” do Estado do Ceará será feita pelo secretário do Desenvolvimento Local e Regional, Alex Araújo, acompanhado da coordenadora de Políticas Urbanas da SDLR, Lana Aguiar, que participam do evento a convite do Banco Mundial.

O secretário Alex Araújo vai apresentar a experiência cearense focalizando os impactos dos investimentos nas cidades, em reformas da política, melhoria nos aspectos das cidades e de suas regiões, além do crescimento econômico e redução da pobreza.

Exemplos de urbanização no Ceará são as obras de requalificação urbana de Canoa Quebrada e urbanização da margem esquerda do Rio Acaraú, em Sobral; urbanização das micro-áreas Vila da Prata I e II, no Município de Aquiraz e micro-área da Lagoa do Itambé, em Caucaia, entre outras.

Essas ações foram realizadas através do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Recursos Hídricos (Prourb), que investiu R$ 230,8 milhões aplicados em 50 municípios cearenses, beneficiando mais de 1 milhão e 700 mil famílias.

O Prourb é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional (SDLR) do governo do Estado do Ceará. Esse projeto foi incluído no rol das “boas práticas” do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas, o Habitat.

Concorrendo com outros 700 projetos de todo o mundo, a inclusão do Prourb, segundo o secretário do Desenvolvimento Local e Regional, Alex Araújo, significa o reconhecimento internacional de um programa de desenvolvimento urbano, exemplo de uma ação efetiva para a melhoria da qualidade de vida nas cidades cearenses. O projeto foi iniciado em 1995, sendo concluído em dezembro de 2003.

O programa estadual objetiva ser instrumento viabilizador da estruturação urbana de um conjunto de cidades cearenses visando a dar suporte ao desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentado, melhorando a qualidade de vida da população e tornando as cidades competitivas para atrair indústrias, impulsionar a agricultura irrigada e incrementar o turismo.