Baturité é o 4º município cearense a decretar lockdown, apesar da reabertura econômica

O isolamento social rigído tem início nesta sexta-feira (16) e vai até 25 de abril

Escrito por Redação ,
Baturité lockdown
Legenda: O município ainda determinou toque de recolher das 20h às 5h
Foto: Amanda Carneiro

Para frear o avanço da Covid-19, o município de Baturité, distante cerca de 100 km da Capital, é o 4º do Ceará a instituir decreto que determina o isolamento social rígido em seu território, mesmo após autorização da reabertura gradual da economia pelo governo do Estado. O lockdown tem início nesta sexta-feira (16) e vai até 25 de abril

Atualmente, também estão em isolamento social rígido, os municípios de Antonina do Norte, Capistrano e Santana do Cariri.  

Veja também

Com a determinação, estão proibidos de abrir bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, permitindo apenas o funcionamento por serviço de entrega; além de lojas ou estabelecimentos do comércio, ou que prestem serviços de natureza privada. 

Equipamentos culturais, públicos ou privados; feiras e exposições; assim como academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares também ficarão fechados neste período. 

Celebrações religiosas, assim como atividades de ensino, seja público ou privado, só podem ser realizadas de maneira remota, sem público presencial.

Balneários, parques e cachoeiras, ou qualquer locais de uso coletivo que permitam aglomeração de pessoas, não devem receber visitantes durante o lockdwon. 

Ficam proibidos ainda a realização de festas públicas ou privadas, e a prática de atividades físicas coletivas ou individuais, mesmo em ambientes abertos. 

O município ainda determinou  toque de recolher das 20h às 5h. A prefeitura alerta para multa de até R$ 75 mil que pode ser aplicada no descumprimento das normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Atividades permitidas

Permanecem funcionando serviços hospitalares de emergência, médicos e odontológicos, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação.

Também estão autorizados a funcionar os supermercados; serviços de retirada de alimentos e encomendas em lanchonetes; e postos de combustíveis, vedado o atendimento para refeições no local.

Distribuidoras de água e gás, funerárias, instituições financeiras apenas com expedientes internos e sem atendimento ao público; assim como clínicas veterinárias, exceto para atividades de pet shop, podem funcionar. 

Baturité registrou, até às 20 horas da quinta-feira (15),  1.822 casos confirmados de Covid-19, 70 óbitos e 315 casos suspeitos. No momento, 444 pessoas estão em tratamento da infecção na cidade. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura municipal. 

 

Assuntos Relacionados