Arte do barro é mostrada em documentário

Escrito por
Alunos do Curso Audiovisual Modular realizam documentário em vídeo e conquistam novos festivais


Limoeiro do Norte. Produção audiovisual limoeirense ganha projeção nas telas dos festivais de cinema. O documentário “Além do Barro”, produzido em Limoeiro do Norte e exibido no Ceará, na Paraíba e em Minas Gerais, participa neste mês da II Mostra do Trabalho, evento realizado em Marília (SP). O filme foi produzido por estudantes locais e retrata a rotina de trabalho das louceiras da comunidade de Córrego de Areia, que produzem peças artesanais com o barro, com destaque para a Família Pequeno, da qual faz parte Lúcia Pequeno, Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado.

O documentário em vídeo foi realizado pelos alunos do Curso Audiovisual Modular por meio da parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Faculdade Tecnológica Centec (Fatec) de Limoeiro. “Além do Barro”, produzido em março de 2006, teve seu lançamento no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, a convite do então diretor Gilmar Chaves, e participou do Cine Ceará daquele mesmo ano.

Foi exibido, logo depois, na comunidade de Córrego de Areia, com expressiva participação dos moradores do local. Em seguida, estreou oficialmente no Vale do Jaguaribe em exibição no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), de Limoeiro do Norte.

A primeira exibição de “Além do Barro” fora do Ceará deu-se na X Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), em janeiro deste ano. Recentemente, foi selecionado para o Festival Cinema com Farinha, em Patos (PB). A exibição na cidade paulistana de Marília está marcada para acontecer no próximo dia 21 de setembro.

A artesã Lúcia Pequeno nem imaginava que pudesse virar tema de documentário. “Depois que começaram a sair reportagens sobre a gente, pensei que só faltava agora filmar nosso trabalho, achei que ficou legal”, considera.

Coordenado pelos professores Ivo Lopes Araújo, Luís Carlos Biserril, Micheline Helena e Ricardo Pretti, os cerca de 20 jovens produziram documentário retratando as louceiras de barro em seu ambiente de trabalho, desde à retirada do barro, colocação da peça pronta na fornalha à venda no mercado central de Limoeiro do Norte.

“Além do Barro” foi dirigido por Fernando Freitas, que tem o roteiro em co-parceria com Wellington Machado. Para acompanharem a participação do filme na Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, os produtores realizaram até rifas “sorteando entre amigos” aparelhos eletrônicos para juntar dinheiro suficiente para pagar as passagens aéreas. Conforme Fernando Freitas, “a idéia é que consigamos inscrever o documentário em outros festivais no Brasil até o fim deste ano, e para isso estamos pesquisando a realização dos mesmos”. Na frente e por trás das câmeras, o documentário une duas vertentes artísticas do Interior: talento para artesanato e para cinema.

SAIBA MAIS

Exportação

O artesanato de barro de Limoeiro do Norte é reconhecido nacionalmente e exportado para vários países. Desde o início do ano, tem aumentado a venda para os Estados Unidos.

Mestre

A artesã Lúcia Pequeno é Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, eleita em 2005 pela Secretaria de Cultura do Estado.

Mais informações:
Documentário ´Além do Barro´
Diretor Fernando Freitas
ffernandofreitasf@hotmail.com

MELQUÍADES JÚNIOR
Colaborador