Após estragos causados no período chuvoso, começa recuperação de rodovias no Ceará

Programa do Governo do Estado prevê intervenção em mais de 2mil km de vias estaduais

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: Na maioria dos trechos danificados os problemas são recorrentes, ou seja, há o conserto no período pós-chuvoso, mas os buracos reaparecem quando as chuvas retornam ao interior cearense
Foto: Foto: Honório Barbosa

A cada período chuvoso, rodovias estaduais mais antigas e segmentos que já passaram por serviços de recuperação voltam a se estragar trazendo transtornos para os usuários. No Cariri, o trecho de 53km da CE 153 entre Caririaçu e Mangabeiras, no entroncamento da rodovia BR 230 na CE; Farias Brito e Crato (43km da CE 386); Iguatu a Várzea (60km da CE 060) são alguns exemplos, mas o problema ocorre em outras regiões do Estado.

“Existe um buraco que cabe toda a frente de um automóvel, após Várzea Alegre em direção a Iguatu e que pega os motoristas de surpresa”.
João Alverne Albuquerque.
Gerente de recursos humanos

Para o motorista de caminhão, Márcio Jardim, trafegar entre Caririaçu e Cedro tem sido um transtorno. “Buracos que estavam tapados se reabriram”, observou.

O representante comercial, Bento Lima disse que “é um inferno viajar entre Farias Brito e (o distrito de) Dom Quintino, no Crato, tem umas duas crateras e muitos buracos pequenos e remendos que é um solavanco só”.

Outro segmento danificado é de 65km entre as cidades de Quixelô e Solonópole, na CE 375. “São pequenos buracos, mas que aparecem de surpresa ao longo da estrada”, disse o motorista de Van, Cláudio Silva. O asfalto também voltou a se estragar no trecho de 21km entre a cidade de Cedro e a localidade de Mangabeiras, no entroncamento da BR 230.

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Na maioria dos trechos danificados os problemas são recorrentes, ou seja, há o conserto no período pós-chuvoso, mas os buracos reaparecem quando as chuvas retornam ao interior cearense (fevereiro a maio). Um outro exemplo é o da CE-060 no segmento urbano (avenida Perimetral) na cidade de Iguatu.

"Essa via será totalmente refeita com um novo projeto que prevê pedra intertravada em substituição ao asfalto, serviço de drenagem e nova iluminação", adiantou o engenheiro civil da Prefeitura de Iguatu, Marcos Ageu Medeiros. 

Segundo o produtor rural, Carlos Vieira, operários já trabalham no trecho entre Quixelô e Solonópole. “Espero que faça um bom serviço e que tenha uma duração maior”.

Na cidade de Iguatu, o trecho de 16km entre o entroncamento da CE 060 e a sede do distrito de Suassurana já está com os serviços de recuperação adiantados. Anteriormente, a SOP fez a recuperação entre Suassurana e o açude Trussu, que estava muito danificado.  

Um dos trechos mais longos e danificados fica entre as cidades de Antonina do Norte, Aiuaba, Arneiroz, Tauá, Quiterianópolis e Novo Oriente, na região dos Inhamuns. São cerca de 200km com buracos pontuais e asfalto rachado que exige paciência e atenção redobrada dos motoristas.

Obras

No último dia 8, o governo do Estado lançou um pacote de obras rodoviárias com a meta de recuperar mais de 2mil km de estradas, a partir de um investimento de R$ 400 milhões. A ação atende 121 trechos de rodovias.

“Não se trata de um projeto tapa-buracos, mas de um programa completo de recuperação de estradas”.
Camilo Santana.
Governador do Estado do Ceará

De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), o pacote de serviços de recuperação funcional será efetuado conforme divisão regional em cinco lotes: Região Metropolitana de Fortaleza (127km); Itapipoca e Sobral (479,18km); Iguatu e Crato (429,65km); Aracoiaba, Limoeiro do Norte e Quixeramobim (384,76km) e Santa Quitéria, Crateús e Tauá (616,97km).  

A SOP frisou ainda que “121 trechos foram elencados por estudo técnico que levou em consideração as reais condições de tráfego e ponderou a melhor forma de realização dos reparos para cada uma das rodovias avaliadas”.

O superintendente da SOP, Quintino Vieira, pontuou que “o Ceará já conta atualmente com algo entre 65 e 70% de estradas em boas condições de uso”.

Balanço

O Ceará encerrou o primeiro semestre de 2021 com 275 km entregues, segundo levantamento da SOP, entre trechos restaurados, pavimentados e duplicados. Cerca de 400km de malha viária estão com obras em andamento no Estado.

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