Almofala festeja Nossa Senhora da Conceição

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: A IGREJA de Nossa Senhora da Conceição, em Almofala, foi tombada pelo Iphan
Foto: Manoel Lima
“Solidariedade e Paz”. Este é o tema que a comunidade católica da Praia da Almofala, localizada a 12 quilômetros da sede do Município de Itarema, escolheu para comemorar a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A programação será realizada no período de 5 a 15 de agosto, com novenários, missas, caminhadas, leilões e outras atividades sociais e religiosas.

Durante nove dias devotos e fiéis da santa farão uma ampla reflexão sobre o lema: “Felizes os que promovem a paz”. O momento requer uma análise global sobre a questão em debate e que é amplamente defendido em todos os países do planeta.

A festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição segue uma tradição antiga e sempre reunindo a cada edição a participação expressiva das comunidades religiosas. Este ano, a programação tem início às 5 horas, com alvorada musical. Às 19 horas, na Praça da Matriz, em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, os fiéis estão convidados a participar da solenidade de hasteamento da bandeira e missa campal, celebrada pelo padre David Martins, pároco do Município de Paracuru. A primeira novena será acompanhada e animada pelos moradores de Almofala.

No período dos festejos, confirmaram presenças os padres Juvemar Rogério Matos (Miraíma), Carlos Sulino (Umirim), Aldo Teixeira (Cristo Redentor/Itapipoca), José Wilson (Catedral/Itapipoca), Flávio Santos (Amontada), Francisco Oliveira (Itarema), Cleonor Magalhães (Canaã), José Walter (Juritianha), Francisco das Chagas (Tururu) e João Batista (Pentecoste). A programação dos noitários reúne grupos religiosos de 14 áreas pastorais, comunidades, associações, pescadores, agricultores, comerciantes, profissionais liberais, entre outros segmentos da sociedade local. O prefeito Robério Monteiro, também prestigiará o evento.

Sob a coordenação geral do padre José Raimundo de Oliveira, a festa terá dois grandes momentos sociais que prometem reunir um grande de famílias e autoridades políticas da região. O primeiro será no dia 13, com a realização do leilão. O segundo está marcado para o dia 14, com um bingão.

Segundo padre Raimundo de Oliveira, toda a renda adquirida através das promoções será destinada a aquisição do piso da Igreja de São José, obra que encontra-se em fase de construção.

“A festa será o momento ímpar, onde todos os presentes possam participar da evangelização”, disse padre Raimundo. Ele lembra, que um café comunitário está sendo programado para acontecer todos dias, logo após as caminhadas e celebrações nas residências das famílias. A cerimônia de encerramento acontece com duas missa, sendo uma às 9 horas e outra, às 19 horas, além de procissão.

A festa de Nossa Senhora da Conceição é considerado, atualmente, um dos principais eventos anuais de Almofala, onde o clima de alegria e religiosidade toma conta de todos. É neste período, que as crianças aproveitam para se divertirem nos parques de diversões e os visitantes aproveitam a ocasião para conhecer a história da Igreja que passou 45 anos soterrada pelas dunas. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja de Almofala foi construída ainda no período colonial.

Na vila de pescadores, destaca-se, ainda, a praia primitiva, de águas limpas e calmas, ideal para o banho e a prática de esportes náuticos. Ali, também, encontram-se, recursos naturais, vegetação nativa e a base do projeto Tamar, área de proteção da tartaruga marinha. Além de toda a beleza do litoral de Almofala, ressalta-se a presença da tribo Tremembé, com sua cultura e costumes ainda preservados pela etnia.

O lugar é perfeito para relaxar, tomar banho de águas salgada, saborear frutos do mar e descobrir a renda e o artesanato produzido com material do mar.