Abaiara tem situação de emergência reconhecida após chuvas destruírem pontes e estradas
O Ceará tem atualmente 19 municípios com decretos de situação de emergência vigentes por seca ou estiagem, e todo o Estado permanece em calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid-19
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceram a situação de emergência no município de Abaiara, na região do Cariri cearense, por excesso de chuva. O decreto de reconhecimento de desastre natural foi publicado nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Abaiara registrou duas chuvas intensas em 48 horas, em março passado. A primeira foi de 145 mm, no dia 13; e a segunda, no dia 14, de 130 mm. Ambas foram as maiores precipitações do Ceará, naquelas datas.
A cidade é a única do Ceará em situação de emergência devido a chuvas intensas.
Patrick Martins, engenheiro civil da Prefeitura de Abaiara, disse que “os prejuízos estimados foram em torno de R$ 600 mil na infraestrutura do município e as chuvas causaram a destruição de pontes, estradas vicinais e de passagens molhadas”.
Ainda de acordo com Martins, foram realizados serviços emergenciais para possibilitar o trânsito de pessoas e escoamento da produção agrícola em vias rurais. “O município aguardava esse reconhecimento nacional para obter recursos e reconstruir as obras destruídas pelas chuvas”, explicou.
Veja também
“Uma ou duas chuvas que ocorrem de forma intensa e em curto espaço de tempo podem resultar em desastre, destruição de infraestrutura urbana e rural”, pontuou a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Ioneide Araújo.
“Foi o que ocorreu em Abaiara que teve um relatório técnico bem elaborado e, por isso, foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional”, acrescentou.
Cidades em situação de emergência
Segundo a Cedec, atualmente o Ceará tem 19 municípios com decretos vigentes em situação de emergência por estiagem ou seca, reconhecidos nos âmbitos estadual e federal.
Situação de emergência por seca
- Campos Sales
- Cedro
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Itapajé
- Itatira
- Jaguaretama
- Madalena
- Milhã
- Mombaça
- Monsenhor Tabosa
- Parambu
- Pereiro
- Quixeramobim
- Solonópole
Situação de emergência por estiagem
- Hidrolândia
- Jaguaribara
- Morada Nova
- Quixadá
- Salitre
Ainda segundo a Cedec, todos os 184 municípios cearenses estão sob decreto estadual de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus.