Legislativo Judiciário Executivo

Wagner Rosário chama Simone Tebet de 'descontrolada' e vira investigado na CPI da Covid após tumulto

Mudança de status foi feita pelo relator, Renan Calheiros, a pedido de Omar Aziz

Escrito por Redação ,
Montagem com fotos de Wagner Rosário (à esquerda) e Simone Tebet (à direita), ambos na CPI da Covid
Legenda: Senadora e parlamentar trocaram discutiram durante sessão desta terça
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, passou a ser investigado pela CPI da Covid-19. A mudança de status ocorreu nesta terça-feira (21), logo após o depoente chamar a senadora Simone Tebet (MSB-MS) de "totalmente descontrolada".

Conforme o portal G1, o comentário foi feito por Rosário após a parlamentar criticar a postura do ministro em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao processo de aquisição da vacina indiana Covaxin pelo Governo Federal.

Veja também

Confronto com senadora

Tebet afirmou que "a CGU não foi criada para ser órgão de defesa de ninguém", sugerindo que o ministro atua no atendimento de interesses do presidente Bolsonaro. "Temos um controlador que passa pano, deixa as coisas acontecerem", destacou ela.

A senadora afirmou ainda que o contrato de aquisição do imunizante indiano contou com documentos falsos, não detectados pela CGU, o que foi rebatido por Rosário. 

"Bem, senadora, com todo o respeito à senhora, eu recomendo que a senhora lesse tudo de novo porque a senhora afalou uma série de inverdades aqui", disse o ministro no depoimento.

Tebet, então, replicou: “Não faça isso. O senhor pode dizer que eu falei inverdades, mas não me peça para fazer algo porque eu sou senadora da República". Ela ainda disse que o ministro da CGU estava se comportando como um "menino mimado".

"A senhora me chamou de engavetador, me chamou do que quis", alegou o ministro. "Me chama de menino mimado, eu não lhe agredi, a senhora está totalmente descontrolada, me atacando", complementou.

Dessa forma, iniciou-se um tumulto entre os senadores, e o ministro deixou a sessão. Pouco tempo depois, o relator da Comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), converteu a condição de Rosário, antes testemunha, a pedido do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

Sessão conturbada

O depoimento desta terça foi marcado por outro bate-boca, no qual o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) se envolveu.

Após discussão entre Renan Calheiros e o depoente, o tucano, então presidente interino da Comissão, pediu para o ministro da CGU "baixar a bola" após este subir o tom. 

Veja também

Wagner Rosário foi bastante criticado pelos parlamentares por suposta omissão frente a irregularidades na compra fracassada da vacina Covaxin, da Índia, pelo Ministério da Saúde. Omar Aziz chegou a afirmar, na semana passada, que Rosário pode ter cometido prevaricação no caso.

Assuntos Relacionados