Legislativo Judiciário Executivo

Vereadores aprovam proposta que obriga restaurantes a orientar sobre salvamento em engasgo

Durante a sessão na Câmara Municipal de Fortaleza, um dos parlamentares aproveitou para demonstrar como realizar a manobra

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
Câmara de Fortaleza
Legenda: Projeto aprovado obriga estabelecimentos que comercializam comidas a orientar sobre Manobra de Heimlich
Foto: Érika Fonseca/CMFor

Vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta quinta-feira (19), projeto de lei que torna obrigatória, em estabelecimentos que comercializam comida, a disposição de cartazes que orientem sobre a Manobra de Heimlich. Esta é a técnica usada para oferecer socorro em casos de engasgo ou sufocação

Veja também

Autor do projeto de lei, o vereador Danilo Lopes (Podemos) explicou que a ideia é que qualquer pessoa possa ser capaz de executar a manobra, mesmo sem nenhuma experiência prévia. 

"O custo (para os estabelecimentos) é mínimo, apenas as impressões, e os resultados são extremamente necessários tendo em vista que este é um cuidado que pode salvar vidas, como temos visto em Fortaleza". 
Danilo Lopes
Vereador (Podemos)

Reginauro e Julio Brizzi
Legenda: Vereadores demonstraram, durante a sessão, como realizar a manobra de salvamento em casos de asfixia
Foto: Reprodução

Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Sargento Reginauro (Pros) aproveitou para demonstrar como realizar a manobra. Sargento do Corpo de Bombeiros, ele pediu ajuda ao colega Júlio Brizzi (PDT) para mostrar o passo a passo de como executar o salvamento em caso de asfixia.

Veja mais sobre a Manobra de Heimlich:

Assuntos Relacionados