Novos vereadores de Alto Santo, no Ceará, são diplomados após eleição inédita no Estado
As movimentações no município não afetam o calendário eleitoral do próximo ano, então a disputa de outubro de 2024 se mantém
Os novos vereadores de Alto Santo, no Baixo Jaguaribe, foram diplomados em uma cerimônia rápida na Câmara Municipal nessa terça-feira (19). A posse, prevista para 1º de janeiro de 2024, inicia um mandato que se encerra em 31 de dezembro de 2024. A renovação da Casa Legislativa é inédita no Ceará e acontece após a Justiça Eleitoral cassar sete dos onze parlamentares do município por fraude à cota de gênero.
De início, as lacunas foram preenchidas apenas com a recontagem das urnas, mas, em outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgou necessário um novo pleito, tendo em vista que as cassações anularam 57% dos votos em Alto Santo.
Veja também
As movimentações no município não afetam o calendário eleitoral do próximo ano, então a disputa de outubro de 2024 se mantém. Quanto aos suplentes votados no último dia 3, o acesso ao diploma deve ser requerido junto ao cartório eleitoral da cidade.
A cerimônia contou com a presença de membros do Ministério Público e da Justiça Eleitoral, além dos vereadores eleitos. O prefeito José Joeni (PSD), que já viveu embates fortes com a Câmara, incluindo um dos eleitos, não compareceu à solenidade.
Veja os vereadores eleitos:
- André Cabó (PP)
- Levi Damasceno (PP)
- Genileuda (PDT)
- Luan Seguros (PDT)
- Rennio (PP)
- Vei Chico (PDT)
- Felipe Mercier (PT)
- Rogerio (PSD)
- Neidinha (PP)
- Maninho (PSD)
- Vinicius de Acrizio (PDT)