Legislativo Judiciário Executivo

Novo ministro do STJ, Teodoro Silva Santos visita estátua de padre Cícero para agradecer nomeação

Cearense tomou posse como ministro do STJ no dia 22 de novembro, após ser indicado à Corte pelo presidente Lula

Escrito por Redação ,
Teodoro
Legenda: Ministro Teodoro Silva Santos agradece nomeação rezando na estátua de Padre Cícero
Foto: Nildo Rodrigues / Arquivo Pessoal

Nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no último mês de novembro, o cearense Teodoro Silva Santos visitou, nesta quinta-feira (21), a estátua do padre Cícero Romão Batista na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte.

O ministro, que é de Juazeiro do Norte e devoto de Padre Cícero, foi ao local vestido como o religioso para agradecer a nomeação no Tribunal. No local, ele rezou junto à estátua do sacerdote pela graça alcançada

"Esse novo desafio que Deus me ajudou e o Padre Cícero a superar, que foi chegar a ministro do Superior Tribunal de Justiça, sem dúvida o dedo do Padre Cícero estava lá, porque eu confesso, ali só milagre mesmo e Padre Cicero mais uma vez me elevou, de maneira que eu jamais deixarei de ser devoto desse santo padre", disse o ministro em entrevista à TV Verdes Mares Cariri

Teodoro Silva Santos tomou posse como ministro do STJ no dia 22 de novembro, após ser indicado à Corte pelo presidente Lula e ter a indicação aprovada no Senado. 

Simbolismo

A posse de Teodoro no novo posto foi cercada de simbolismo e importância para o Ceará e o Nordeste. O ministro ingressou no STJ após concorrer a uma das vagas designadas a desembargador. Até recentemente, Teodoro ocupava uma cadeira no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e passou a integrar o corpo de magistrados de uma das principais cortes de Justiça do país.

O STJ foi criado pela Constituição Federal de 1988 e é a corte responsável por uniformizar a interpretação das leis federais em todo o país. É de responsabilidade do STJ a solução definitiva de casos cíveis e criminais que não envolvam questões constitucionais. Especificamente para esses casos, a palavra final cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Especialistas do mundo jurídico defendem que a composição do STJ, formada por 33 ministros, contemple magistrados de todas as regiões do país e da maior quantidade possível de estados da federação.

Como um país de dimensões continentais, o ordenamento jurídico brasileiro precisa ter uma interpretação do direito de maneira federativa, contemplando as diferentes visões do país. Atualmente, a região Sudeste tem a maioria dos ministros na Corte. Por isso, cada indicação de ministros de diferentes perfis e das regiões Norte e Nordeste é importante neste quesito.

Veja também

Quem é Teodoro Silva Santos

Natural de Juazeiro do Norte, Teodoro Silva Santos ingressou no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada a membros do Ministério Público do Estado (MPCE).

Ele passou 18 anos no MPCE, onde foi promotor e, posteriormente, procurador de Justiça. É bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição.

Assuntos Relacionados