Legislativo Judiciário Executivo

Morre pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio

Roberto Cláudio Frota Bezerra foi reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Escrito por Igor Cavalcante, Luana Barros , igor.cavalcante@svm.com.br
Roberto Cláudio Frota Bezerra nasceu em Fortaleza em 23 de julho de 1947
Legenda: Roberto Cláudio Frota Bezerra nasceu em Fortaleza em 23 de julho de 1947
Foto: Marcos Moura

Morreu na manhã desta sexta-feira (13) o pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT). Ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra tinha 75 anos e é pai de quatro filhos: o senador Prisco Bezerra, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

A informação do falecimento foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-prefeito. A causa da morte não foi informada.

Veja também

O ex-reitor era aposentado do departamento de Estatística da UFC. Antes de ser eleito reitor em 1995, cargo no qual permaneceria até 2003, também foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (1983/1987) e pró-reitor de Planejamento (1987-1991) da instituição. Exerceu ainda o cargo de assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Em 2020, o pai do ex-prefeito ficou 33 dias internado após ser diagnosticado com Covid-19.

No fim da tarde desta sexta-feira, o ex-prefeito Roberto Cláudio se manifestou sobre a morte do pai. Nas redes sociais ele prestou homenagem ao ex-reitor. 

Políticos se solidarizam 

Políticos cearenses se solidarizaram com o ex-prefeito Roberto Cláudio pela morte do seu pai. O governador Elmano de Freitas (PT) usou as redes sociais para falar sobre o assunto. "Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos", escreveu. 

A vice-governadora Jade Romero (MDB) escreveu que "neste momento de dor, envio o meu pesar a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortá-los". 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), também se solidarizou com o ex-prefeito.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), escreveu que hoje "perdemos hoje um grande homem público, que construiu uma trajetória de amor pela educação e de serviço prestado a nossa cidade". 

"Tive a honra de conviver com ele e aprender grandes lições e, em 2021, reconhecer o seu trabalho com a entrega da Medalha Iracema, maior comenda da Prefeitura de Fortaleza", falou ainda o chefe do Executivo. 

Um dos principais nomes na oposição no Estado e adversário político de Roberto Cláudio nas últimas eleições, Capitão Wagner (União) lamentou pela "perda irreparável" e desejou conforto ao coração dos familiares.

A Prefeitura de Fortaleza cancelou a agenda do prefeito em exercício, Élcio Batista (PSB), em decorrência do falecimento. 

Biografia

Formado engenheiro agrônomo em 1968, Roberto Cláudio Frota Bezerra era também especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Nos Estados Unidos, ele foi professor e pesquisador visitante na área de Estatística Computacional.

Em 2017, Roberto Cláudio lançou o livro "Minha Universidade, minha história", escrito em parceria com o jornalista Italo Gurgel, na qual narra as mais de três décadas em que esteve na UFC. 

Ele também ocupou, por duas vezes,  o cargo de presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ele foi ainda consultor do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), membro do Conselho Assessor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, Espanha (2000/2003); e membro da missão do governo brasileiro na Inglaterra e em Portugal sobre a avaliação e financiamento de Universidade Inglesa e Portuguesa (1996).

Em 2002, foi homenageado com o troféu Sereia de Ouro.

 

Assuntos Relacionados