Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Eleitor não poderá usar cabine de votação portando celular, reforça Justiça Eleitoral

Regra já constava em resoluções anteriores do Tribunal, mas deve ser reforçada em novo documento

Escrito por Redação ,
Urna eletrônica
Legenda: TSE confirma regra que proíbe ingresso de eleitores com celular e outros aparelhos eletrônicos na cabine de votação
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a regra na qual o eleitor não pode levar o celular para a cabine de votação nas eleições de 2022. O aparelho eletrônico deve ser deixado com o mesário da seção eleitoral. O eleitor também tem a alternativa de deixar o equipamento em casa ou entregar a um parente ou conhecido que esteja no mesmo local de votação. 

A norma já era aplicada em eleições anteriores, mas, em alguns casos, o eleitor poderia entrar na cabine com o celular, desde que mostrasse que o aparelho estava desligado. Essa possibilidade, no entanto, foi descartada pelos ministros do Tribunal para a votação deste ano. 

Veja também

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defendeu que quem não cumprir a regra poderá incorrer em "crime eleitoral". O principal argumento utilizado pelos ministros da Corte foi a garantia do sigilo do voto. 

A determinação da Corte ocorreu após consulta do União Brasil Ceará, que perguntava se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos telefônicos. 

A regra já esteve em vigor em pleitos anteriores e está detalhada, inclusive, na Lei das Eleições, que proíbe ao eleitor "portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação".

Em caso de descumprimento, o juiz eleitoral responsável poderá ser acionado para avaliar o caso e a Polícia Militar também pode ser chamada. O uso de detectores de metais também pode ser feito para garantir o cumprimento da medida. 

A perspectiva é de que o TSE avalie, na próxima-terça-feira (30), o texto de uma nova resolução, que estará em vigor para estas eleições, detalhando a restrição a celulares e outros aparelhos eletrônicos nas cabines de votação. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados