Lula já votou? Presidente vota em SP, critica fake news e pede que eleitores conheçam os candidatos
O presidente comentou sobre fenômeno atual das fake news nas eleições
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP), acompanhado do candidato à prefeitura, Luiz Fernando Teixeira. Estavam presentes ainda o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho e a primeira-dama, Janja da Silva.
Veja também
Ele afirmou que a eleição é um momento da população mostrar o seu desejo e que, se houve erros na eleição presidencial, é possível corrigir na eleição municipal e vice-versa. "Temos agora mentira, Fake News e candidatos que só estão aí para provocar", disse ainda.
Sem citar nomes, criticou candidatos que não têm compromisso com ninguém e que espalham mentiras na campanha. Ele ressaltou a importância de que as pessoas conheçam o currículo e o passado dos candidatos.
“É com essa fé que eu voto. Sempre na perspectiva de que enquanto existir democracia existirá o direito de o povo escolher, para o bem ou para o mal”, disse. E acrescentou: “Quando venho votar, faço um exercício de democracia em que acredito muito, porque há algum tempo eu não acreditava que um trabalhador pudesse chegar à Presidência pelo voto, um trabalhador pudesse chegar a uma prefeitura por meio do voto e, de repente, a gente governou várias cidades, vários estados e o governo brasileiro”, completou.
Horário da votação
A votação acontece entre 8h e 17h, seguindo o horário de Brasília. Devido ao fuso-horário, em alguns locais as urnas abrem e fecham mais cedo. Confira o horário de votação conforme a localidade:
- Acre: das 6h às 15h;
- Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h.
No Amazonas, a votação é diferente a depender do município:
- Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença: das 6h às 15h;
- Outros 51 municípios do Estado: das 7h às 16h.