Deputada Erika Hilton deve protocolar PEC pelo fim da escala 6x1 nesta terça-feira (25)

A deputada também informou que está prevista uma mobilização nacional em apoio à pauta

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Imagem de uma da deputada Erika Hilton, com os cabelos longos, usando uma blusa laranja, falando em público. Ela está em um ambiente de debate político, com um microfone em mãos e um olhar sério.
Legenda: A parlamentar já reuniu 234 assinaturas, número superior ao mínimo exigido para que a proposta possa tramitar na Casa.
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) deve protocolar, nesta terça-feira (25), na Câmara dos Deputados, o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1. A parlamentar já reuniu 234 assinaturas, número superior ao mínimo exigido para que a proposta possa tramitar na Casa.  

Ainda conforme o jornal, Erika Hilton também pretende se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para discutir a proposta. A assessoria da deputada informou que representantes da pauta acompanharão a parlamentar na ocasião, entre eles o vereador Rick Azevado (Psol), fundador do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), além de outras entidades apoiadoras.  

Veja também

Nas redes sociais, a deputada anunciou o avanço da proposta: “A PEC pelo FIM da escala 6x1 dará mais um passo. Foram meses de articulação e luta, ainda longe de acabar, e que colocaram a nossa pauta por dignidade em uma posição privilegiada no debate nacional", publicou.  

Hilton também informou que está prevista uma mobilização nacional em apoio à pauta, com ações de panfletagem em diversas regiões do país.  

O que diz a PEC do fim da escala 6x1?  

A proposta busca alterar dispositivos da Constituição Federal e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943 durante o governo de Getúlio Vargas.  

A CLT estabelece que a jornada de trabalho não deve ultrapassar oito horas diárias e 44 horas semanais. Desde sua criação, o texto permite que essas horas sejam distribuídas em uma escala de seis dias consecutivos de trabalho, seguidos por um dia de descanso semanal. A Constituição, por sua vez, assegura o repouso semanal remunerado, recomendando que ele ocorra preferencialmente aos domingos.  

Apesar das diversas alterações na legislação trabalhista — incluindo a Reforma de 2017, durante o governo Michel Temer —, a permissão para a escala 6x1 permaneceu inalterada. A PEC de Erika Hilton visa modificar esse dispositivo, proibindo o modelo de contratação em que o trabalhador possui apenas um dia de descanso para cada seis dias consecutivos de trabalho.

>> Participe do canal do PontoPoder no Whatsapp para saber tudo sobre a política do Ceará e do Brasil

Assuntos Relacionados