Legislativo Judiciário Executivo

Chiquinho Feitosa pretende disputar vaga do Senado em 2026 pelo Republicanos: 'Me preparo para isso'

Nas próximas eleições gerais, duas vagas de Senado abrem no Ceará, com o fim dos mandatos de oito anos de Cid Gomes (PSB) e de Eduardo Girão (Novo)

Escrito por Ingrid Campos , ingrid.campos@svm.com.br
Chiquinho Feitosa
Legenda: Chiquinho Feitosa é presidente do Republicanos Ceará.
Foto: Thiago Gadelha

Há um ano na presidência do Republicanos Ceará, o ex-senador Chiquinho Feitosa revelou pretensão de disputar uma vaga para o Senado em 2026. Isso é assunto a ser discutido na base governista e envolve negociação com nomes do PT, PSB, MDB e outros, segundo ele. Mesmo que a candidatura ao Senado decline, é vontade do dirigente disputar outro cargo eletivo nas próximas eleições gerais. 

A declaração foi dada à Live do PontoPoder nessa quinta-feira (8). "Pretendo ser candidato nas eleições de 2026, não sei a quê. Dependendo do desenrolar das coisas, na verdade, a minha pretensão é de ser candidato a senador, mas vamos ver como ficam as coisas. Me preparo para isso, estamos crescendo o partido, nos organizando, fazendo esse dever de casa necessário para quem vislumbra uma situação como essa", disse Chiquinho. 

Veja também

No próximo pleito geral, duas vagas de Senado abrem no Ceará, com o término dos mandatos de oito anos de Cid Gomes (PSB) e de Eduardo Girão (Novo). A outra cadeira foi preenchida em 2022, com a eleição de Camilo Santana (PT) que, licenciado para assumir o Ministério da Educação (MEC), foi substituído pela primeira-suplente Augusta Brito (PT). 

O cenário abre uma disputa no bloco governista e na oposição, demandando tratativas já relacionadas às eleições municipais de 2024. Quanto a Cid e Girão, por exemplo, ainda não há declarações públicas sobre uma possível tentativa de reeleição em 2026, mas são possibilidades.

Os dois, inclusive, participam ativamente das disputas relacionadas a outubro deste ano: Cid maneja um robusto grupo político e coordena tratativas nos municípios cearenses, enquanto Girão é ligado ao grupo de oposição e coloca-se como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. 

Eleições ao Senado

Diferentemente da votação para vereadores e deputados, eleitos em sistema proporcional, os senadores são escolhidos pelo voto majoritário. Assim, é eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre.

Com o aval das urnas, eles assumem um mandato de oito anos, apesar de as disputas para o Senado acontecerem a cada quatro. Dessa forma, os 81 quadros da Casa Alta são renovados em um terço ou dois terços a cada eleição. Em 2026, serão eleitos 54 novos parlamentares para o Senado.

Assuntos Relacionados