Legislativo Judiciário Executivo

Câmara Municipal de Fortaleza quer se associar à Assembleia para revisão de contrato com a Enel

Vereadores devem focar na atuação da empresa na Capital

Escrito por Luana Severo, Luana Barros ,
Vereadores reunidos em comissão especial formada para avaliar prestação de serviço da Enel em Fortaleza.
Legenda: Comissão especial para avaliar a prestação de serviço da Enel em Fortaleza foi aprovada na sessão desta quarta-feira (4).
Foto: Luana Barros

A Câmara Municipal de Fortaleza quer se associar à Assembleia Legislativa do Ceará na análise dos contratos do Estado e do Município com a Enel. Nesta quinta-feira (5), vereadores se reuniram pela primeira vez em uma comissão especial formada para avaliar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia na Capital. A expectativa é de que o diálogo seja iniciado na próxima semana.

Veja também

No encontro, os parlamentares decidiram que devem se reunir, também, com o Ministério Público do Ceará (MPCE), com a bancada cearense na Câmara dos Deputados e com a própria empresa, que será convidada a participar de audiência pública para tratar do reajuste tarifário de 25% e da qualidade dos serviços.

"A Câmara não pode ficar de fora. É um serviço que não atende à população, que deixa muito a desejar, e nós somos cobrados diariamente a fazer alguma coisa", disse o vereador Antônio Henrique, presidente da casa legislativa.

Veja também

A comissão especial é presidida pelo presidente da Câmara, o vereador Antônio Henrique (PDT). Veja a composição: 

  • Antônio Henrique (PDT) - Presidente
  • Márcio Martins (Pros) - Vice-presidente
  • Lúcio Bruno (PDT)
  • Dr. Luciano Girão (PP)
  • PP Cell (PSD)
  • Eudes Bringel (PSB)
  • Pedro França (Cidadania)
  • Adams Gomes (União Brasil)
  • Larissa Gaspar (PT)
  • Danilo Lopes (Avante).

 

Discussão com a empresa

Tramita na Câmara proposta de audiência pública para discutir a prestação de serviços da Enel na Capital. Antes disso, os vereadores querem enviar ofícios para a companhia solicitando respostas sobre demandas específicas em bairros de Fortaleza, além de solicitar uma reunião com a direção na própria sede da Enel. 

Parlamentares também avaliam concentrar esforços na análise do contrato de prestação de serviços entre a companhia de energia elétrica e a Prefeitura de Fortaleza e avaliar como têm sido a qualidade de serviço não apenas à população da Capital como ao próprio Poder Público. 

Durante a reunião da comissão especial, vereadores ressaltaram ainda a necessidade de somar os esforços e não ficar "a reboque" das mobilizações que já tem sido feitas em relação à Enel em outras instâncias do Poder Público. Apesar de considerarem grave o reajuste da tarifa no Estado, os integrantes da comissão destacaram ainda que o principal foco deve ser a avaliação da qualidade de serviço prestado. 

Investigação

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) deve reunir demandas e reclamações de municípios cearenses a respeito dos serviços prestados pela Enel. O levantamento deve subisidiar os trabalhos do Ministério Público e da Assembleia Legislativa, que já haviam iniciado processo de análise do contrato com a concessionária.

As reclamações dos gestores municipais vão desde demora na ligação de energia para instalação de poços profundos até o repasse de recursos referentes à taxa de Iluminação pública.

 

Assuntos Relacionados