Eleições 2020: Conheça os candidatos que estão na disputa em Maracanaú

Município com um dos maiores distritos industriais do Estado é foco de disputa entre dois grupos políticos rivais, mas deve ter mais candidaturas na disputa pela Prefeitura

Escrito por Luana Barros e Wagner Mendes ,
Legenda: O município tem força comercial na Região Metropolitana
Foto: Kid Junior

Uma das cidades com maior participação no PIB do Estado, Maracanaú é o quarto maior colégio eleitoral do Ceará. Com mais de 160 mil eleitores, a cidade deve contar com candidaturas de grupos políticos tradicionais, mas também partidos que tentam se viabilizar como alternativa a antigas rivalidades. Com o encerramento do segundo mandato do atual prefeito da cidade, Firmo Carmuça (PSDB), os tucanos se esforçam para garantir a sucessão, enquanto outras três candidaturas desafiam a legenda, que governa a cidade há 16 anos. Confira os candidatos, em ordem alfabética:

Daniel Baima (PT)

Após duas décadas sem ter candidato a prefeito em Maracanaú, o PT confirmou a candidatura de Daniel Baima à Prefeitura do município. Oposição à gestão tucana, a chapa  tem como vice Eudasio do Paju (Rede). Baima é ex-secretário da Juventude e ex-vereador da cidade, além de ter atuado no Governo do Estado durante a gestão de Camilo Santana (PT). 

Júlio César Filho (Cidadania)

Foto: José Leomar

Licenciado da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania) faz parte do grupo político que historicamente, rivaliza com a atual gestão. A convenção partidária, que ocorreu na quarta-feira (16), homologou o nome do parlamentar, que atua nesta legislatura como líder do Governo no legislativo estadual. Contudo, a confirmação da candidatura petista em Maracanaú pode dificultar o apoio do governador Camilo Santana. 

Professor Carlos Eduardo (Psol)

Em convenção no último domingo (13), o Psol confirmou a chapa para concorrer ao Executivo municipal em Maracanaú: o professor Carlos Eduardo é o candidato a prefeito, enquanto Dervania é postulante a vice.

Roberto Pessoa (PSDB)

O deputado federal licenciado Roberto Pessoa já foi prefeito de Maracanaú por dois mandatos. É também a principal liderança do grupo político que comanda a cidade há 16 anos. Pessoa chegou a tentar viabilizar o nome da filha, deputada estadual Fernanda Pessoa, para a Prefeitura do município, mas acabou optando por ser o candidato. O candidato a vice é Neton Lacerda (Pros), consolidando a aliança com Capitão Wagner - que tem o apoio pessoal de Roberto Pessoa em Fortaleza. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados