Sagrada escritura

Escrito por Gonzaga Mota ,
Prof. Aposentado da UFC
Legenda: Prof. Aposentado da UFC

A Bíblia, conforme estudiosos, é o Livro mais vendido de todos os tempos, todavia, não sabemos se é o mais lido e interpretado. Consideramos o Texto mais sábio da literatura universal. É formado por centenas de páginas, escritas sob inspiração divina, abrangendo o Antigo Testamento (escrito antes de Cristo- mostrando a história do mundo) e o Novo Testamento (escrito depois de Cristo- apresentando os ensinamentos de Jesus).

Todos os Livros bíblicos destacam a importância das análises teológicas, sendo um convite à reflexão. Existem estudos controversos, no entanto, para nós, a Bíblia é a palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo. As verdades divinas, que constam e se manifestam na Sagrada Escritura, se consignaram por inspiração do Espírito Santo. Acreditamos que a Bíblia Sagrada não se destina somente à leitura, mas principalmente, à oração e à reflexão. Os ensinamentos contidos são vários, no entanto, poderemos resumi-los em uma só expressão: “amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”.

A exegese bíblica não é fácil, pois os livros foram escritos em várias épocas e em muitos lugares, por pessoas distintas e em línguas diferentes. Sendo a Bíblia um Livro de difícil entendimento e interpretação surgiram, ao longo do tempo, conflitos entre ciência e religião, sanados, quase sempre, com a harmonização da fé e da razão. Ademais, dentro de um sentimento ecumênico, o importante é que as mensagens bíblicas orientem todos nós, pois o SENHOR é o nosso Pastor. Gostaríamos, por fim, de lembrar uma frase constante de um dos sermões do padre Antônio Vieira: “Semem est verbum Dei” (A semente é a palavra de Deus). P.S.- “É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avançe, mais será empregada a Bíblia.” (Kant)

Gonzaga Mota é professor aposentado da UFC

Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
18 de Junho de 2024
Francisco Duarte é CEO da Legal Place Brasil
Francisco Duarte
16 de Junho de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
15 de Junho de 2024
Prof. Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
14 de Junho de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
13 de Junho de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
10 de Junho de 2024