Proteção às mulheres

Escrito por Gardel Rolim ,
Gardel Rolim é presidente da Câmara Municipal de Fortaleza
Legenda: Gardel Rolim é presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

A violência contra a mulher é uma triste realidade que assola a sociedade. Todos os dias nos deparamos com notícias que trazem casos de violência seguidos de feminicídio. Uma pesquisa do Instituto Datafolha e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta um cenário preocupante: cerca de 50 mil mulheres sofreram algum tipo de violência no ano passado. O levantamento incluiu desde xingamentos, violências psicológicas e ameaças até casos de feminicídio.

A pesquisa revela ainda que 45% das mulheres agredidas não buscaram qualquer tipo de ajuda. Diante desse contexto, é necessário o envolvimento da população e do poder público para garantir um cuidado adequado às vítimas.

O aumento desses índices é reflexo de uma sociedade que ainda não superou os preconceitos e a cultura de desigualdade de gênero. No entanto, a conscientização se mostra fundamental para quebrar esses padrões e promover mudanças efetivas, além de disseminar os canais de denúncia e as medidas de amparo disponíveis para as vítimas.

No combate e apoio a essa questão, o poder público desempenha um papel crucial através de ações como o aumento do investimento em políticas públicas voltadas para a prevenção e o combate à violência contra a mulher, o fortalecimento das delegacias especializadas e a capacitação dos profissionais que atendem às vítimas.

Visando contribuir e reforçar os canais de apoio às mulheres, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou no mês de junho a criação da Procuradoria Especial da Mulher. Essa iniciativa irá disponibilizar um espaço com profissionais especializados para acolher e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher aos órgãos competentes. Além disso, a Procuradoria terá como função contribuir com a implementação de políticas públicas municipais de igualdade, fiscalizar e acompanhar a execução de programas da Prefeitura Municipal, bem como promover estudos e debates para conscientizar a população sobre a necessidade de unir forças contra qualquer tipo de violência e discriminação.

Transformar essa realidade e garantir um futuro mais seguro e justo para todas as mulheres é um papel que cabe a todos nós. 

Gardel Rolim é presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
10 de Maio de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024