Inteligência artificial e gastronomia

Escrito por Marcelo Abrileri ,

O mercado de vinhos no Brasil está cada vez mais consolidado. Segundo pesquisa da Ideal Consulting, a importação de vinho nos primeiros cinco meses desse ano no País aumentou 5% em volume, quando comparado a igual período do ano passado. E quem gosta de vinho sabe que achar o rótulo ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Nessa longa jornada de tentativa e erro é normal se deparar com opções que desagradam o consumidor, o que pode ser muito frustrante.

Uma aliada contra esse problema pode ser a tecnologia. Hoje em dia já é possível encontrar ferramentas que, por meio da inteligência artificial, conseguem cruzar dados e oferecer ao consumidor vinhos que tenham características mais próximas do seu perfil. Ferramentas como o Digital Sommelier, desenvolvido por uma plataforma digital de serviços e de compra de vinhos, é responsável por mapear as características da pessoa sobre o vinho.

Importante dizer que o uso de inteligência artificial para auxiliar na escolha do vinho é um serviço é inédito em todo o mundo, desenvolvido aqui no Brasil. O mundo do vinho hoje vive em torno ou do que renomados avaliadores dizem sobre um vinho ou por conta da nota média que aplicativos oferecem para cada rótulo. Todas essas informações ajudam o consumidor em suas escolhas, mas é muito gratificante conseguir oferecer uma alternativa.

Tomar vinho é uma experiência muito particular. Com o auxílio dessa e de outras ferramentas, a tecnologia passa a ser de grande ajuda na hora de escolher vinhos.

Marcelo Abrileri

Fundador da Eniwine e idealizador do Digital Sommelier