Ceará e sua diversificação na produção de energia solar

Escrito por Paulo Vítor Lira , paulo.lira@sunplena.com.br
Paulo Vítor Lira é diretor da Sunplena Energia
Legenda: Paulo Vítor Lira é diretor da Sunplena Energia

O Ceará vem a cada ano desenvolvendo o seu potencial na produção de energia solar. Prova disso é que o estado possui até o momento 931 megawatts de potência instalada, ocupando a segunda posição no Nordeste, atrás da Bahia, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Uma das características dessa matriz energética é a sua diversificação de exploração, e como aqui nós temos um ambiente propício para essa fonte de energia, isso acaba impulsionando o crescimento em diferentes segmentos.

A cadeia de energia solar contempla a geração própria para residências, comércios e prédios públicos ou privados que produzem a sua energia. Temos também os parques solares, onde grandes empresas constroem fazendas para produção em larga escala, utilizando a energia gerada nos seus empreendimentos, seja em qualquer outro espaço físico.

Um novo modelo de negócio que vem crescendo agora no estado são as usinas solares para investimentos. Na prática, o investidor compra um terreno já com toda a infraestrutura feita para produzir energia. Após isso, ele aluga as placas solares para um beneficiário, que passa a pagar duas contas: a conta de energia (bem mais barata) e o boleto do aluguel. Mesmo pagando essas duas contas, o locatário ainda consegue ter uma economia de 10 a 15% na conta de luz sem ter que investir nada. Já o investidor pode obter uma renda líquida de até 2,12% ao mês sem ter que necessariamente consumir essa energia ele próprio.

O potencial que nós temos tem tudo para se expandir muito nos próximos anos. Segundo o governo estadual, até o mês de maio já são 37 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde no Porto do Pecém.

O crescimento dos investimentos em energia solar no Ceará é um exemplo inspirador de como a transição para fontes de energia renovável pode ser vantajosa em múltiplos aspectos. Este movimento não apenas fortalece a economia local, mas também posiciona o estado como um líder na luta por um mundo mais sustentável para todos.

Paulo Vítor Lira é diretor da Sunplena Energia
 

Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
18 de Junho de 2024
Francisco Duarte é CEO da Legal Place Brasil
Francisco Duarte
16 de Junho de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
15 de Junho de 2024
Prof. Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
14 de Junho de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
13 de Junho de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
10 de Junho de 2024