Ceará avança no Planejamento Estratégico de Longo Prazo

O Programa Ceará 2050 foi idealizado na gestão Camilo Santana (PT), lançado em 2017, em parceria com a UFC

Escrito por De Assis Diniz ,
Deputado estadual
Legenda: Deputado estadual

O Ceará é uma referência nacional em Planejamento Estratégico de Longo Prazo. E isso começou com o movimento chamado Ceará 2050, a partir da ideia de Eudoro Santana, que já vinha da experiência do Fortaleza 2040. O Ceará 2050 é uma plataforma colaborativa desenvolvida a partir do diálogo, da liberdade de opinião e da responsabilidade pública.

O Programa Ceará 2050 foi idealizado na gestão Camilo Santana (PT), lançado em 2017, em parceria com a UFC. Um grupo de acadêmicos, das mais variadas áreas e matizes, realizou análise dos últimos 30 anos até os dias de hoje no Ceará, identificando os principais problemas e aspectos positivos que vêm influenciando o desenvolvimento do Estado.

A partir daí, foi realizado o mapeamento e a avaliação de soluções já testadas no mundo, identificando o que poderia ser aplicado à realidade do Ceará. Foram estabelecidos cenários nos contextos social, econômico, ambiental e de governo. Houve o envolvimento das 14 regiões de planejamento, com diálogos em vários municípios e com instituições de todos os setores, que culminou com uma proposta com objetivos a serem alcançados, indicadores e metas.

Dentre os projetos pensados pelo Ceará 2050, temos a Economia do Mar, a Indústria 4.0, o Agronegócio Sustentável e outros assuntos estratégicos. A Política Estadual do Hidrogênio Verde e o Programa Renda do Sol, aprovados pela Assembleia Legislativa, são programas gestados, pensados e previstos na Plataforma Ceará 2050.

Para que isso fosse possível, o Estado contou com governos com uma política ética e responsável, desde a gestão de Cid Gomes, passando por Camilo Santana e Isolda Cela, até chegar em Elmano de Freitas. Em 2022, no final do governo Camilo, foi aprovada mensagem na Assembleia Legislativa que instituiu o Plano Estratégico Estadual de Longo Prazo (PLP). No governo Elmano, o projeto está sendo tocado pela Secretaria de Planejamento e Gestão.

O desafio agora é regulamentar a matéria e criar os instrumentos necessários para efetivar o modelo de gestão compartilhada a longo prazo, com representantes do governo, iniciativa privada, universidades e sociedade civil. Além disso, haverá uma plataforma na Internet com vários dados para acompanhamento.

Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
18 de Junho de 2024
Francisco Duarte é CEO da Legal Place Brasil
Francisco Duarte
16 de Junho de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
15 de Junho de 2024
Prof. Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
14 de Junho de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
13 de Junho de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
10 de Junho de 2024