A política na cultura Pop: Star Wars

Escrito por Lorena Santos , lohsantos02@gmail.com

A presença de questões políticas em artefatos da cultura pop não surgiu recentemente, mas vem sendo foco de debates nas redes sociais gerando polarizações e engajamentos. 

Apesar das diferentes produções midiáticas quase sempre se constituírem através de ideias que representam traços e condições da realidade social, para muitos isso é algo que começou a ser efetivado apenas nos últimos anos, embora diversas obras cinematográficas, lançadas há décadas atrás, provem justamente o contrário. Um exemplo clássico é o filme Star Wars, uma conhecida ópera espacial que mistura os gêneros fantasia, aventura, ficção científica e continua conquistando milhares de fãs no mundo inteiro. 

O primeiro filme da franquia foi lançado em 1977, (Star Wars, uma nova esperança) e rapidamente se tornou sucesso cinematográfico, sendo usado até hoje como referência da cultura pop mundial. 

A história, que serve de base para os filmes posteriores, reflete um cenário político espacial que está tomado por forças imperiais que visam governar o universo utilizando políticas autoritárias em uma espécie de ditadura. 

Assim, o surgimento do guerreiro Jedi, Luke Skywalker, vem como uma esperança de restituir a resistência contra esse sistema opressor e lutar a favor da república democrática, antes vigente, para instaurar a paz universal entre os planetas. 

Apesar da obra ser considerada uma aventura espacial que agrada quase todos os gêneros, ela também é importante para descortinar realidades políticas e mostrar que a democracia é a forma de garantir que o povo participe, de forma justa, das decisões que dizem respeito à sociedade da qual fazem parte, tendo voz ativa e não reprimida pelos governos. Star Wars, entretanto, é apenas uma entre milhares de obras que mostram que política e cultura pop sempre estiveram, sim, diretamente relacionadas.

Lorena Santos
Pesquisadora de Sociologia
(lohsantos02@gmail.com)