Marketing para profissionais da saúde x posicionamento de valor

O Instagram, como uma das maiores plataformas de mídias de acesso no Brasil, sendo a 2° país em números de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 100 milhões de pessoas conectadas

Escrito por Anne Brasileiro ,
Diretora da Brandmed
Legenda: Diretora da Brandmed
Toda comunicação, intencional ou não, contribui para a construção da sua imagem quanto profissional e está diretamente ligada à reputação e valor da sua marca.
 
É comum, para os profissionais da saúde, receberem perguntas como ‘’ qual o valor da consulta?’’ nas plataformas de comunicação digital como Instagram, Google, WhatsApp, mas esse valor está relacionado somente  a preço? ‘’Valor’’, que nem sempre se trata de uma moeda de troca por algo que desejamos adquirir fisicamente, mas um preço a ser pago. O Instagram, como uma das maiores plataformas de mídias de acesso no Brasil, sendo a 2° país em números de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 100 milhões de pessoas conectadas, tornou-se um dos maiores meios de compra e venda ‘’gratuita’’ para empresas e profissionais autônomos.
 
Gerar valor a partir da comunicação digital pode ser um desafio para muitos profissionais da saúde que buscam conciliar atendimentos entre outras tarefas indispensáveis de trabalho. É possível que a maioria dos profissionais da saúde estejam nas mídias sociais, utilizando-as  como um escape e distração dos dias exaustivos.
 
Mas antes desses profissionais iniciarem seu trabalho de marca pessoal nas mídias, é preciso pensar estrategicamente. Reflita sobre as seguintes perguntas: qual a minha reputação hoje e como desejo construí-la? Quem é o meu público e por que eles precisam do meu posicionamento nas mídias?
 
Além de vídeos ambientes, um belo feed, o valor de marca  construído por um profissional da saúde da mídias digitais está diretamente ligado ao seu compromisso com a informação de forma ética.
Mesmo em uma plataforma que detém seu maior fim a distração e passatempo do seu público, o segmento de saúde ainda continua sendo um dos assuntos mais buscados nas plataformas online. Lidar com a evolução de como o seu paciente  lida com a busca por informação é e ser o profissional ético que estará presente para repassar conteúdos verídicos  e posicionamentos éticos é extremamente necessário para que esse profissional continue em ascensão.
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
12 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
10 de Maio de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024