Dívidas bancárias são as principais causadoras da inadimplência

76% dos consumidores estão com o nome sujo por causa de dividas bancárias, seguindo por cartões de loja (75%) e cartões de crédito (74%)

Escrito por Redação ,

Sete em cada dez consumidores inadimplentes, isto é 76% dos brasileiros, que tomaram empréstimos em bancos e financeiras disseram estar com o nome sujo por causa de atrasos no pagamento destas dívidas. O percentual é maior do que os 68% apurados em 2014. É o que mostra o estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Os cartões de loja (75%) e os cartões de crédito (74%) vêm em seguida como as modalidades de crédito que mais geraram o endividamento dos consumidores. Em 2014, os percentuais eram de 65% e 66%, respectivamente. 

O cheque especial também é destaque como um dos vilões da inadimplência: dos consumidores inadimplentes que possuem esta dívida, 67% atribuem a ele o fato de terem ficado com o nome sujo. Já as parcelas a pagar em cheques pré-datados, boletos e carnês foram os causadores da inadimplência para 59% dos consumidores entrevistados.

Embora o brasileiro esteja atrasando mais as suas contas, o número de compromissos financeiros assumidos pelos consumidores inadimplentes tem diminuído. Em 2014, 70% dos inadimplentes entrevistados tinham parcelas a pagar no cartão de crédito - estivessem elas em dia ou não. O percentual caiu para 57% em 2015.

 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.