Arthur nasceu no ano passado e foi diagnosticado com uma malformação congênita chamada síndrome de Patau
Arthur, o filho do cantor Zé Vaqueiro e da influenciadora digital Ingra Soares, sofreu uma parada cardíaca e teve de voltar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O comunicado foi feito pela mãe da criança nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (17).
O menino havia recebido alta hospitalar nessa quinta-feira (16) e ido para casa com a família, após nove meses de internação. O momento havia sido, inclusive, compartilhado pelo pai, também nas redes sociais.
Em vídeo publicado por Zé Vaqueiro no Instagram, Arthur apareceu interagindo com Daniel, filho mais velho do casal, enquanto o cantor se aproxima sorridente. Emocionado, o artista escreveu: "Arthur está em casa. Glória a Deus, o Senhor é fiel".
Poucas horas depois, Ingra foi aos 'Stories' anunciar que o pequeno sofreu uma parada cardíaca. "Já estamos com ele hospitalizado novamente na UTI. Uma síndrome cruel. Nos ajuda, Deus", pediu a influenciadora.
Arthur nasceu em julho do ano passado e logo foi diagnosticado com síndrome de Patau, uma malformação congênita, decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Desde então, por causa disso, ele teve de ficar internado na UTI.
A síndrome de Patau é uma doença que causa problemas de má formação no rosto, nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
Causa, sintomas e diagnóstico
Síndrome de Patau
O que é trissomia do cromossomo 13 (Síndrome de Patau)?
É uma malformação genética do sistema nervoso podendo ser identificada no pré-natal, quando o feto ainda está em formação.
Como é feito o diagnóstico?
A patologia pode ser diagnosticada ainda durante a gestação por meio dos exames de pré-natal. No exame de ultrassonografia podem ser percebidas alterações que levantam a possibilidade da doença. A partir daí, alguns exames devem ser solicitados para a confirmação da doença, sendo a amniocentese o principal deles.
Quais são os sintomas da síndrome de Patau?
Os sintomas da síndrome de Patau aparecem em forma de:
atraso mental;
má-formação nas orelhas, pés e olhos;
microcefalia;
mãos com dedos a mais;
tamanho reduzido do queixo;
problemas no coração;
doenças renais
Síndrome de Patau tem cura?
A doença não tem cura, mas o cuidado das equipes médica e multidisciplinar durante toda a vida é fundamental para buscar alguma melhora na qualidade de vida do paciente.