Cade avalia que Uber reduziu em 56,8% o número de corridas em apps de táxi

Para cada 1% de aumento no número de corridas da Uber, as de aplicativos de táxi caíram cerca de 0,09%

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

A presença da plataforma de transporte Uber no mercado provocou, em média, uma redução de 56,8% no número de corridas de aplciativos de táxi, considerando 560 municípios brasileiros analisados. Os dados fazem parte de estudo do Departamento de Estudos Econômcios (DEE) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O documento, divulgado na última quinta-feira (12), analisou os impactos concorrenciais entre os anos de 2014 e 2016, constatando que, para cada 1% de aumento no número de corridas da Uber, as de aplicativos de táxi caíram cerca de 0,09%. Isso indica que a Uber conquistou novos usuários e também parte daqueles que já utilizavam serviços de aplicativos de táxi.

Ao investigar os impactos competitivos da entrada da Uber nas 27 capitais brasileiras, o estudo revela uma redução de 36,9% no número de corridas de aplicativos de táxis. Nessas cidades, houve também uma redução de 7,8% no valor médio pago por quilômetro em táxis de aplicativo. Esse resultado mostra que os aplicativos de táxi reagiram à entrada da Uber nessas localidades, reduzindo (via descontos) os preços cobrados pelo serviço.

O documento demonstra também que nas capitais do Norte e Nordeste – em que houve entrada tardia da Uber, entre março e dezembro de 2016 – a redução no número de corridas de aplicativos de táxis foi de 42,7%. Já nas capitas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em que a entrada se iniciou em maio de 2014, a redução foi de 26,1%. Para o DEE, esses dados sinalizam que inicialmente a entrada da Uber em um município pode ter um efeito grande, reduzindo substancialmente o número de corridas de táxi. Com o passar do tempo, no entanto, ocorre uma recuperação gradativa desse número.

O estudo mostra também que, quando é realizada essa análise regional apenas para o grupo de capitais das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a entrada da Uber gerou redução de 12,01% nos valores das corridas cobrados pelos táxis. Esse resultado indica que o setor de táxi por aplicativo reagiu oferendo descontos nos preços das corridas após um período mais longo de exposição a um ambiente competitivo.

Rivalidade

Desse modo, o DEE conclui que é possível verificar uma crescente rivalidade ao longo do tempo entre os dois tipos de aplicativos. O estudo do departamento aponta que a entrada da Uber no mercado provoca queda no número de corridas de táxi, reações via reduções de preços por meio de descontos e, finalmente, recuperação do número de corridas dos aplicativos de táxi.

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