21% dos que sacaram FGTS inativo priorizaram fatura do cartão atrasada

Apenas 14% dos trabalhadores consultados pela Boa Vista SCPC conseguiram quitar todos os débitos com o saldo inativo

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Diante de um cenário econômico instável, mais da metade - ou 57% - dos consumidores com direito a receber o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo tinham em mente o pagamento de dívidas antes do saque, mas apenas 14% dos trabalhadores conseguiram quitar todas as dívidas em atraso usando o saldo inativo do FGTS, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC.

Ainda segundo o levantamento, com o dinheiro do saldo inativo em mãos, 21% priorizaram, especificamente, o pagamento da fatura atrasada do cartão de crédito. Outros 16% optaram por pagar as contas de concessionárias, como água, luz, gás. Outros 10% arcaram com o pagamento de empréstimo pessoal e consignado, assim como os 10% que quitaram dívidas com o cartão de loja.

Além dos 57% que disseram que quitariam as dívidas, outros 17% pretendiam guardar o dinheiro e 11% antecipar o pagamento de contas e outras dívidas não atrasadas.

Na prática, não só os que afirmaram que pagariam dívidas, mas também os que disseram que fariam algo diferente, como fazer compras, poupar ou antecipar o pagamento das contas não atrasadas, usaram o recurso extra para quitar alguma dívida já vencida (91%). Outros 3% pouparam; 2% anteciparam contas não atrasadas e 3% se dividiram entre compras de produtos e serviços, entre outras finalidades. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.