Zona Cyber discute meios digitais

Evento reúne palestrantes de renome nacional visando estimular o crescimento do setor no Ceará

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: A programação de hoje será voltada a workshops, possibilitando ao participante uma experiência mais direta do que foi apresentado ontem
Foto: Foto: JL ROsa

O mercado da comunicação digital dá sinais de franca ascensão. Empresas de diversos segmentos têm investido, cada vez mais, no desenvolvimento de estratégias para alcançar seus públicos por meio da internet e de outros meios digitais. Pensando nisso, o Diário do Nordeste promove o Zona Cyber, evento que reúne palestrantes e expositores de renome nacional na área, com o objetivo de estimular o crescimento do setor no Ceará.

Na segunda edição da mostra, que teve início ontem e segue até hoje, os participantes têm a oportunidade de imergir no universo da comunicação digital, por meio de apresentações diversificadas, rápidas e dinâmicas, além de minicursos, que mostram na prática a aplicação do conteúdo visto nas palestras.

Na visão do designer Darlison Azevedo, espectador do evento, "o Zona Cyber pode ser considerado um marco para o Ceará, pela dimensão que alcançou. É comum ver eventos desse porte em outros estados, mas sendo aqui é bem mais interessante. A escolha dos temas foi muito boa, principalmente, para quem está voltado à área do marketing. Será muito útil à minha profissão", destaca.

Para o organizador do Zona Cyber e supervisor de novos negócios do Diário do Nordeste, Tayro Mendonça, a adesão do público surpreendeu positivamente. "As inscrições encerraram-se bem mais rápido do que esperávamos. Ficamos felizes pelo fato de muitos estudantes estarem participando, da mesma forma que diversas pessoas de outras áreas, como marketing e tecnologia, que vêm para se apropriar do assunto e entendê-lo melhor", observa.

Conforme Mendonça, os nomes convidados para compor a programação foram escolhidos com base na experiência que têm na área. "O expositor precisa ter muita vivência naquilo, já tendo expressão nacional ou local pelo trabalho que realiza, com casos de sucesso no que faz", esclarece.

Estratégias

Para a gerente de mídia da Coca-Cola, Fernanda Saboya, que ministrou palestra na tarde de ontem, o período atual tem se mostrado desafiador para o mercado da comunicação, exigindo adaptação e dinamismo por parte das empresas, no intuito de manter seus públicos. "Antes, o conteúdo era consumido mais passivamente, enquanto hoje, a resposta das pessoas é imediata, por meio da internet", analisa.

Ainda de acordo com ela, é preciso ter atenção especial aos conteúdos produzidos para a plataforma do celular, que é considerada hoje a "primeira tela" à qual, o consumidor tem acesso, lugar antes ocupado pela TV.

"O celular toma grande parte do tempo das pessoas. Isso impõe um desafio diferente, é preciso sair um pouco do comercial de 30 segundos para falar com este consumidor. É um grande desafio e uma grande oportunidade, e acho que as marcas que conseguirem fazer isso de maneira mais rápida irão se diferenciar", acredita.

O editor-chefe e criador do site iradex.Net, Raphael "PH" Santos, trouxe exposição a respeito do poder do áudio na internet. O palestrante relatou a experiência de nove anos que tem no desenvolvimento de podcasts. Esta forma de comunicação é caracterizada pela transmissão de arquivos de áudio digital na internet, com exposições sobre conteúdos diversos. Funciona como um blog, sendo que os conteúdos são narrados por meio de fala, e não de texto.

"Utilizo o áudio por três motivos: emoção, portabilidade e honestidade. Baseado nesses três fatores, que são bem característicos do áudio, eu o escolhi como ferramenta de trabalho", diz.

Sequência

Dando seguimento à programação, o dia de hoje é dedicado à realização de workshops, que são minicursos com três horas de duração.

Serão três opções de formação, que acontecerão de maneira simultânea, na qual o participante terá direito a escolher uma delas.

Startup é tema de um dos debates

A cada dia que passa o número de startup, empresas recém-criadas e que estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercado, vão aumentando em todo o mundo. No Ceará, isso não é diferente. Este foi um dos assuntos debatidos, na tarde de ontem, durante o primeiro dia do Zona Cyber.

Para o empreendedor Leonardo Lacerda, um dos principais fatores para iniciar uma startup é ter criatividade. "Você não consegue ser inovador se não for criativo. A pessoa pode até ser uma boa empreendedora, mas a criatividade é fundamental".

É importante ter grande imaginação porque, hoje, as empresas estão trabalhando cada vez mais para chamar mais atenção dos clientes, disse Lacerda. "A concorrência está bastante acirrada", frisou.

Ele acredita que, no Ceará, o mercado está em ebulição. Somente na sua empresa, a 85 Labs Aceleradora, em menos de um ano de funcionamento, 20 startups já foram criadas. "Não temos Estado mais criativo que o nosso e as universidades têm muita qualidade".

O empreendedor fez questão de elogiar o Zona Cyber, pois viu em sua palestra a oportunidade de despertar a curiosidade nas pessoas. "Quero que todos coloquem suas ideias em prática".

Programação

8h30 - Abertura

Credenciamento e boas vindas

9h -  Workshop9: War Room

Minicurso de conteúdo e interação em tempo real com Luiz Yassuda

(até 12h)

9h  - Workshop9: Estratégia de Conteúdo

Minicurso de estratégia de conteúdo com Alexandre Maron (até 12h)

9h - Workshop9: Redes Sociais

Mini curso de redes sociais com Cris Dias (até 12h)

12h30 - Encerramento